Mais
×

A importância da arte e trabalhos manuais para crianças em idade escolar

Atualizado em 21 novembro, 2016

A arte e os trabalhos manuais ensinam de formas diferentes e abordam problemas e desafios criativamente. O processo de criação de arte ajuda os alunos a ter contato com um lado diferente deles mesmos, ao qual eles não conseguem ter acesso em outras matérias, como matemática e ciências. Segundo o site Raise Smart Kids, os programas de arte e trabalho manual frequentemente são os primeiros a serem cortados do orçamento da escola durante momentos financeiros difíceis, e isso pode impactar o processo de aprendizado de uma criança.

Os programas de arte e trabalhos manuais podem ensinar muito a uma criança sobre si mesma (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Função cerebral

Segundo o site Raise Smart Kids, as artes e trabalhos manuais ajudam algumas crianças a usar seus cérebros de forma mais eficaz. Envolver-se nas artes e trabalhos manuais estimula o hemisfério direito do cérebro, enquanto matérias como matemática e ciências estimulam o esquerdo. Quando crianças bem dotadas resolvem problemas nas matérias em que são mais aptas, como arte e trabalhos manuais, a atividade elétrica de ambos os hemisférios do cérebro aumenta, de acordo com o mesmo site. Quando os dois hemisférios trabalham juntos, o cérebro funciona de forma mais eficiente. Isso sugere que estimulando ambos a criança aprenderá melhor e mais rapidamente.

Criatividade e imaginação

As artes e trabalhos manuais ajudam as crianças a desenvolver sua criatividade e imaginação, segundo o Child Development Institute. Essas ferramentas são importantes para as crianças porque as ensinam a abordar as coisas com uma mente aberta. Aprender artes também ensina aos alunos que os problemas podem ser resolvidos e objetivos alcançados de várias formas diferentes. A atividade também incentiva as crianças a experimentar novas ideias e assumir riscos. Os alunos que se envolvem com as artes aprendem a se expressar melhor. A arte dá a uma criança a oportunidade de transformar ideias abstratas em algo concreto e visual.

Maior probabilidade de sucesso

Segundo a Edutopia, as crianças que participam de aulas de arte e trabalhos manuais têm mais probabilidade de sucesso na escola e se saem melhor em provas. Os alunos envolvidos em programas de arte também tendem a ter taxas de abandono escolar menores do que aqueles que não o fazem. As crianças que fazem aula de arte também têm mais probabilidade de serem eleitas representantes de turma, participarem de feiras de matemática e ciências e ganhar prêmios pelo desempenho e assiduidade, segundo a True Skool. Os alunos problemáticos que participam de programas de arte extraclasse tendem a se sair melhor na escola.

Constrói a confiança

Criar arte ajuda a construir a confiança em crianças e melhora sua autoimagem. Isso se dá porque não existem respostas certas ou erradas na arte, então a criança tem menor probabilidade de sentir que fracassou ou se saiu mal. Criar uma obra de arte também incentiva uma criança a completar um projeto. Completar tarefas do início ao fim dá a uma criança uma sensação de realização. Além disso, a arte dá a uma criança uma oportunidade de se ver sob nova luz e se interessar por coisas novas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article