Importância da utilização de mapas e globos nas escolas

Escrito por karen hollowell | Traduzido por randhal wendel
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Importância da utilização de mapas e globos nas escolas
O estudo de mapas e globos ajuda na compreensão das características geográficas, econômicas, políticas e sociais de um país (world map image by Marek Kosmal from Fotolia.com)

As bases de dados de mapa e direção da internet, bem como os sistemas de posicionamento global (GPS) revolucionaram a forma como as pessoas encontram os locais, mas elas não podem substituir a habilidade de leitura e análise de mapas e globos. Ao estudar e investigar os tipos de mapas, os alunos podem entender mais sobre as características econômicas, políticas e sociais de um país, além de ganhar o conhecimento geográfico. O estudo de mapas e globos também aumenta as habilidades de pensamento crítico e abstrato que irão ajudar os alunos à medida que progridam na escola.

Outras pessoas estão lendo

Relevância / Perspectiva

Quando os alunos souberem ler mapas, eles serão capazes de ver o mundo sob uma nova luz. Os mapas fornecem muito mais do que apenas uma localização. A sua leitura pode dar aos alunos um senso de perspectiva quando virem que eles são parte de um mundo maior, o que poderia incutir o desejo de aprender mais sobre os lugares em um mapa do que apenas os seus nomes.

Resolução de problemas

A leitura de mapas ajuda os alunos a melhor resolver problemas e desenvolver habilidades de raciocínio. Por exemplo, eles podem calcular a distância da biblioteca até sua escola ou sua casa. Eles também podem formular as rotas mais fáceis e rápidas para viajar para os locais de férias favoritos. Isso os ajuda a desenvolverem auto-suficiência e confiança na sua capacidade de formular soluções.

Geografia

Ao estudar um mapa, os alunos podem aprender muito sobre um país, incluindo informações sobre seus relevos, recursos hídricos, naturais e clima. A maior parte da geografia diz respeito aos aspectos técnicos da construção do mapa. Os alunos irão aprender sobre os símbolos e ferramentas deles, como a bússola, escalas e legendas que ajudam a distinguir um mapa de outro.

História

Os alunos adquirem um forte sentido da história de um lugar ao estudar seus mapas. Os mapas têm que ser redesenhados para refletir as mudanças que resultam de guerras e de conflitos políticos e internos. Ao estudar os antigos e os novos mapas, os alunos podem verificar essas transformações. Por exemplo, eles podem aprender sobre a história dos EUA estudando mapas do período colonial até a era pós-Guerra Civil. Também podem ver como a Europa mudou diversas vezes durante o último século, uma vez que algumas áreas tornaram-se independentes, enquanto outras tornaram-se se parte de outros países.

Educação curricular interdisciplinar

Os alunos podem reforçar suas habilidades de escrita comparando as características de vários países que aprenderam com o estudo. Também podem melhorar as habilidades matemáticas através dos gráficos de temperatura média e de níveis de precipitação constantes dos mapas físicos. Como há muitos tipos de mapas, os alunos podem aprender a organizar e classificar dados, que é uma habilidade útil para qualquer assunto acadêmico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível