Família

Como incentivar crianças a aprender usando os cinco sentidos

Escrito por rachel pancare | Traduzido por morgana nunes
Como incentivar crianças a aprender usando os cinco sentidos

Nós usamos nossos sentidos todos os dias

Michael Blann/Lifesize/Getty Images

Nos primeiros anos de vida, as crianças aprendem sobre o mundo principalmente através de seus cinco sentidos. A visão, a audição, o tato, o paladar e o olfato lhes permitem explorar o ambiente, experimentar coisas novas e fazer descobertas. Atividades interativas e práticas de aprendizagem são altamente eficazes para o ensino de crianças na idade primária e podem ser usadas para alertá-las para os seus cinco sentidos. As crianças podem ser ensinadas a reconhecer como seus sentidos são decisivos em suas vidas diárias e podem ser encorajadas a usá-los ativamente para aprender coisas novas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Apito
  • Apontador elétrico
  • Ilusão de ótica ou folhas com imagens escondidas
  • Sacos de papel
  • Caixas
  • Alimentos ou temperos com odores fortes
  • Objetos como tecidos, dados, argila ou bolas de algodão
  • Papel

Lista completaMinimizar

Instruções

    Atividade de adivinhação

  1. 1
    Visão

    Ralf Nau/Lifesize/Getty Images

    Divida a classe em pequenos grupos. Pergunte aos alunos para que usamos nossos olhos e faça com que listem coisas que podemos ver, como cor, luz, movimentos ou sombras. Dê a cada grupo uma ilusão de ótica ou imagem oculta e peça-lhes para discutirem o que eles veem. Peça aos grupos para compartilharem as suas descobertas com toda a classe. Discuta como os nossos olhos podem nos ajudar a aprender coisas novas, como ver o professor escrever no quadro ou demonstrar uma lição.

  2. 2
    Sons

    BananaStock/BananaStock/Getty Images

    Pergunte aos alunos para o que usamos os nossos ouvidos e crie uma lista de sons, como sussurros, cães latindo, trovões e sinos. Enquanto eles fecham os olhos, faça uma variedade de sons usando instrumentos (apito), eletrônicos (apontador) ou movimentos (palmas). Use gravações se você preferir. Pause após cada som e permita que os estudantes adivinhem o que ouviram. Discutam as maneiras com que os nossos ouvidos podem nos ajudar a aprender através da música, fala e avisos de perigo, por exemplo.

  3. 3
    Tato

    Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

    Diga aos alunos que usamos nossas mãos, pés e pele — especialmente as terminações nervosas — para sentir as coisas. Coloque objetos texturizados em sacos de papel e permita que os alunos de cada grupo sintam os objetos misteriosos. Use diferentes texturas, como lixa, bolas de algodão, amostras de tecido ou de argila. Você também pode usar objetos com diferentes formas, tais como maçãs, dados, lápis ou borrachas. Diga aos alunos para usar adjetivos para descrever com o que os objetos se parecem, como irregular, macio ou mole. Fale sobre como a nossa capacidade de sentir nos ajuda a aprender sobre as coisas, como saber quando as coisas estão molhadas ou secas, quentes ou frias, afiadas ou suaves.

  4. 4
    Paladar

    Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

    Explique que usamos nossas línguas para o paladar. Crie uma lista de sabores como chocolate, pêssegos ou medicamentos para a tosse. Coloque uma toalha de papel sobre a mesa de cada criança. Peça aos alunos para fecharem os olhos, coloque um pequeno pedaço de comida em cada toalha de papel e peça aos alunos para provarem. Diga-lhes para descrever o sabor usando doce, salgado, amargo ou azedo. Convide-os a adivinhar o que estão comendo. Experimente vários tipos de alimentos com diferentes gostos. Peça permissão aos pais antes de fazer essa atividade pois algumas crianças podem ter alergias.

  5. 5
    Olfato

    Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

    Diga aos alunos que usamos nosso nariz para cheirar. Crie uma lista de perfumes. Dê a cada grupo de alunos caixas preparadas de aromas misteriosos, um perfume por caixa. Numere e faça buracos nos topos das caixas antes da atividade e encha-as com perfumes com cheiro forte, como especiarias ou alimentos potentes. Faça uma lista de números correspondentes e aromas para que você saiba o que está em cada caixa, mas não mostre aos alunos. Peça-lhes para cheirar e adivinhar. Certifique-se de pedir permissão aos pais com antecedência em caso de alergias. Discuta como os odores nos ajudam a saber quando o alimento está estragado, quando gases estão vazando ou quando algo está queimando.

    Atividade de escrever

  1. 1

    Divida a turma em grupos e dê a cada um uma série de quatro objetos. Escolha objetos que sejam seguros para se lidar e apropriados para a idade, com cores, formas, texturas e aromas distintos. Encontre alguns objetos que façam barulho quando agitados, esfregados ou jogados. Evite o uso do paladar nessa atividade. Selecione objetos como flores, sacos de feijão, massa de modelar, laranjas, velas perfumadas ou escovas de cerdas.

  2. 2

    Peça aos alunos para observarem cada objeto usando seus sentidos. Entregue a cada aluno uma tabela pré-impressa. Ela deve ter cinco linhas e cinco colunas. Deixe a primeira caixa na primeira linha em branco e liste a visão, audição, tato, olfato e no resto das caixas da linha superior. Começando da segunda caixa da primeira coluna, coloque os nomes dos quatro objetos nas caixas, de cima para baixo. Diga aos alunos para observarem os objetos usando seus sentidos e escreverem descrições em suas tabelas nas caixas apropriadas.

  3. 3

    Reúna a classe como um grupo inteiro e peça aos alunos para compartilharem suas observações. Desenhe uma grande tabela e faça alunos de cada grupo escreverem algumas observações para cada objeto. Conduza uma conversa final sobre como podemos usar nossos sentidos para aprender coisas novas no futuro.

Dicas & Advertências

  • Envie uma permissão prévia para as casas dos alunos para assegurar que os pais permitam que seus filhos participem dessa lição.
  • Evite o uso de produtos de amendoim e líquidos tóxicos.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media