Inclusão de alunos surdos em aulas regulares

Escrito por jae allen | Traduzido por ricardo guardati
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Inclusão de alunos surdos em aulas regulares
Aparelhos auditivos podem ajudar a integração de estudantes com audição residual. (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Ao longo das décadas, estudantes surdos e com deficiências auditivas têm frequentado salas de aula regulares em unidades especiais para portadores de necessidades ou em escolas especializadas para surdos. A inclusão de alunos surdos em salas de aula regulares pode ser benéfica em termos de experiências educacionais e sociais. No entanto, certas adaptações e considerações serão necessárias para incluir alunos surdos com sucesso junto a seus colegas com audição normal.

Outras pessoas estão lendo

Barulho e som

Muitos alunos surdos integrados em uma sala de aula regular têm alguma audição residual e capacidades de linguagem e fala. Para fazer uso dessas habilidades, a configuração da sala de aula deve ser projetada de maneira a favorecer o aluno surdo. Fazê-los sentar perto o professor pode permitir que ouçam melhor. Se um aluno tiver melhor audição em um dos ouvidos, coloque sua mesa de modo que sua orelha melhor esteja mais perto do professor. O ruído de fundo pode causar problemas com aparelhos auditivos, de modo a minimizá-lo, sente os alunos surdos longe de aparelhos ruidosos, como o ar-condicionado.

Linguagem de sinais

Crianças surdas que usam a linguagem de sinais para se comunicar normalmente participam da sala de aula regular com a ajuda de um intérprete. Os professores devem falar diretamente com o aluno em vez de abordar ou fazer pedidos ao intérprete. É útil fornecer tanto ao aluno quanto ao intérprete cópias escritas dos materiais do curso antes da aula. Da mesma forma, se você usar vídeos em sua aula, forneça slides para o estudante e o intérprete, quando possível. Quando um intérprete estiver no quadro negro ele deve ficar perto da área do quadro - desta forma, os alunos surdos na classe podem ver o quadro e a linguagem de sinais simultaneamente.

Leitura labial

Muitos alunos surdos aprendem a ler lábios e, posteriormente, respondem ao que é dito com a fala ou a linguagem de sinais. Na sala de aula regular, os alunos que fazem leitura labial se beneficiam em se sentar mais perto do professor. Como professor, você pode ajudar os alunos olhando diretamente para a classe quando fala. Fale naturalmente, de forma clara e lenta - não grite ou exagere seus movimentos da boca. Se você tiver bigode ou barba, mantenha-os sempre aparados, isso vai ajudar os alunos na leitura labial.

Trabalho em grupo

Ser surdo pode ser uma experiência de isolamento do mundo, oportunidades de trabalho em grupo e discussões são um dos principais benefícios da educação de estudantes surdos em uma sala de aula convencional. Ao facilitar o trabalho em grupo na sala de aula, esclareça o tema de discussão no início. Incentive todos os alunos a participar verbalmente, fazendo e respondendo perguntas. Apontar para a pessoa que está falando vai ajudar o aluno surdo a concentrar sua atenção e acompanhar melhor a discussão. Pistas visuais como acenar podem ajudar a chamar a atenção quando for sua vez de falar com o grupo. Sentar em círculo ajudará os alunos a ver uns aos outros durante o trabalho de grupo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível