Informações sobre a jiboia

Escrito por emily smith | Traduzido por ivy geromini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Informações sobre a jiboia
Píton (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

As cobras píton são um tipo de cobra não venenosa encontradas na Ásia, Austrália e na África. Um dos maiores tipos de cobra, as píton são muito conhecidas pela maneira como matam suas presas - apertando vagarosamente até a morte antes de comer.

Outras pessoas estão lendo

Descrição

As Píton são largas, longas e musculares. Podem atingir 10 m e pesam cerca de 140 kg. Os diferentes tipos de jiboia têm marcas diferentes, mas geralmente, são tons de marrom e oliva com a parte de baixo da barriga branca.

As píton são confundidas frequentemente com jiboias, que matam as presas de maneira similar. Contudo, as píton têm mais dentes e ossos que as jiboias.

Alimentação

São notórias por vagarosamente esmagar as presas até à morte. As píton comem tipicamente mamíferos pequenos, como ratos, mas também são conhecidas por matarem animais bem maiores, como porcos e gatos.

Para matar sua presa, elas rapidamente pegam o animal vivo com os dentes, e então começam a enrolar seus corpos ao redor da presa. Isso é chamado de constrição. A cobra pára o processo de constrição quando o animal está sufocado, antes que os ossos se quebrem. A píton então dobra seu maxilar e começa a engolir a presa, geralmente a cabeça primeiro. Os músculos dentro do corpo da cobra empurram a comida através do comprimento do corpo e digere o animal.

Tipos

Existem diversos tipos de píton. A píton-reticulada, encontrada no sudeste da Ásia, pode atingir cerca de 10 metros em extensão. A píton indiana é usada por encantadores de serpente para realizar truques. A píton real (também conhecida como píton bola), nativa do centro da África, pode se enrolar em uma bola. Finalmente, a píton diamante é uma variedade amarela e preta de cobra constritora nativa da Austrália, seu nome se deve às marcas em suas costas no formato de um diamante.

Movimento

Porque as pítons são cobras corpulentas, elas não se movem lateralmente em "s"como outras cobras menores fazem. Ao invés disso, a píton se move usando um padrão chamado "progressão retilinear". Para se mover pra frente, a cobra endurece as costelas e os degraus em sua barriga, que funcionam pra propulsar a cobra pra frente.

As píton se movem em um raio de 1,7 km por hora, o que faz delas um risco para os predadores - ou seja, pássaros grandes predadores, como as águias, e felinos grandes, como leões e leopardos.

Pítons de estimação

As pítons podem ser criadas em cativeiro como animal de estimação, apesar de haver alguma controvérsia sobre isso, e certos tipos de píton são mais seguras que outras. As dóceis píton bola são geralmente consideradas fáceis para iniciantes cuidarem, e podem viver mais de 20 anos. Outros tipos de píton geralmente não são recomendadas como animais de estimação, pois podem ser perigosas.

Em julho de 2009, uma criança de dois anos na Flórida foi estragulada até à morte pela píton de estimação de seus pais enquanto cochilava em seu berço. A Humane Society reporta que em 2009, pelo menos 12 pessoas foram mortas pelas suas cobras píton de estimação nos Estados Unidos. Cinco dessas mortes foram crianças.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível