Informações sobre o sistema de inversão de gravidade

Escrito por daniel annear | Traduzido por joão vitor testi ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Informações sobre o sistema de inversão de gravidade
O sistema de inversão de gravidade atrai aqueles que sofrem de dores nas costas, quadril e ombro (bare back image by msw from Fotolia.com)

A inversão de gravidade é feita com o corpo pendurado de cabeça para baixo, com a intenção de colher benefícios para a saúde. A técnica tem gerado controvérsia e existem vertentes a favor e contra a técnica, desde a sua criação. Os defensores, de especialistas em fitness até quiropráticos, muitas vezes rebatem às críticas da comunidade médica, com estudos esotéricos ou evidências anedóticas. Porém, o método continua a desfrutar de grande popularidade, apesar das controvérsias.

Outras pessoas estão lendo

Equipamento

Botas de gravidade despertaram o interesse na inversão quando começaram a aparecer na televisão e no cinema, na década de 1980. Entusiastas ainda podem encontrar botas de gravidade ao lado de uma grande variedade de mesas, cadeiras e bancos de inversão, que diferem principalmente em graus de portabilidade e preço. Para usar o aparelho, você deve fixar os pés e apoiar as costas em uma superfície. A superfície das costas, então, gira em uma dobradiça para que o corpo fique de cabeça para baixo. O equipamento moderno é projetado para tornar mais fácil voltar a posição normal, embora a maioria dos fabricantes recomendem que você tenha alguém por perto para ajudar.

Benefícios

A gravidade comprime a coluna vertebral a cada momento que um ser humano anda ou fica em pé. Invertendo o corpo, a força da gravidade também é invertida sobre as vértebras. Os defensores afirmam que praticar este exercício permite que as cartilagens, ligamentos e vasos sanguíneos se curem e se tornem mais fortes, enquanto a pressão é aliviada. Além disso, pessoas que sofrem de dor nas costas, por vezes, encontram na mudança de peso, um alivio ao desconforto.

Informações sobre o sistema de inversão de gravidade
A gravidade pode enfraquecer os discos da coluna vertebral ao longo de sua vida (Wirbelsäule - Computertomographie image by Daniel Schmid from Fotolia.com)

Críticas

A comunidade médica em geral tem uma visão dúbia da terapia de inversão. Embora a ideia de aliviar o fardo da coluna tenha algum mérito, os críticos argumentam que benefícios semelhantes de redistribuição gravidade podem ser alcançados simplesmente ao se deitar. A proporção de tempo que uma pessoa normal e ativa passa ereta, também supera em muito a quantidade de tempo que uma pessoa normal pretende gastar em um aparelho de inversão. Excessivos períodos de inversão têm sido vistos como danosos à saúde.

Informações sobre o sistema de inversão de gravidade
Críticos afirmam que apenas deitar-se horizontalmente em uma cama ou mesa, pode proporcionar alívio similar. (upside down image by cherie from Fotolia.com)

Perigos

Independente de os benefícios aparentes da terapia de inversão estarem embasados na reversão dos efeitos da gravidade sobre a coluna vertebral, você deve manter em mente que a técnica também inverte os efeitos da gravidade em seu sistema de cardiovascular. Praticar o exercício por períodos de tempo prolongados faz com que seu sangue se concentre na metade superior do seu corpo. Grande parte dos especialistas em saúde sugere que pessoas com coração ou artérias em pobre condição de circulação sanguínea não pratiquem o método aqui descrito. O excesso de fluxo de sangue pode aumentar a dor ou provocar hemorragia cerebral ou nos olhos.

Considerações

Pendurar-se de cabeça para baixo pode aumentar a intensidade do seu exercício. Os usuários avançados consideram flexões abdominais e outras flexões mais eficazes, com o encargo adicional de trabalhar contra a gravidade. Se você tem dor nas costas, você pode sentir um alívio temporário a partir do uso de técnicas de inversão. No entanto, elas não substituem o tratamento médico ou quiroprático. Você deve pesar os benefícios que você espera em relação ao custo do equipamento e os riscos potenciais.

Informações sobre o sistema de inversão de gravidade
A inversão pode pode tornar exercícios mais eficazes (health and fitness girl image by Paul Moore from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível