×
Loading ...

Plantas que atraem joaninhas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Também conhecidas como besouro ou vaquinha, as joaninhas ajudam os jardineiros a salvar o jardim das pragas que causam danos às plantas, tais como pulgões e ácaros. As joaninhas comem essas criaturas e protegem as folhas nas quais elas colocam seus ovos. As larvas jovens comem mais pragas do que as adultas, mas elas não podem voar. Viveiros frequentemente vendem sacos de joaninhas para espalhar no jardim, mas você pode também atrair joaninhas para o seu jardim através do que você plantar lá.

Joaninhas podem parecer inofensivas, mas para as pragas de jardim elas são uma sentença de morte (ladybug image by Marek Kosmal from Fotolia.com)

Plantas floridas

Joaninhas não somente comem pragas do jardim: elas comem plantas também. Especificamente, joaninhas gostam de se fartar de pólen quando elas não conseguem um pulgão suculento para o lanche. Plantas florescendo oferecem as joaninhas uma fonte de alimento alternativa que irá atraí-las para o seu jardim. As joaninhas ajudam a polinizar as flores, assim como fazem as abelhas. Por esta razão, não se preocupe em estar substituindo uma praga por outra. Plantas bem floridas possuem gérmen de trigo, coentro e folhosas avermelhadas.

Loading...
As flores também são fonte de alimento para as joaninhas (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Atrai pulgões, atrai joaninhas

As plantas que trazem pulgões trarão joaninhas em busca deles. Mais uma vez, esta é uma estratégia que vale a pena, pois as joaninhas não comem somente pulgões: elas se alimentam também de ácaros e insetos. As plantas que atraem pulgões são a erva-doce e alguns legumes (como a batata e o repolho). Certamente você irá encontrar ovos de joaninhas nessas plantas. Elas depositam seus ovos de modo que, quando os ovos se abrem, as larvas jovens terão uma fonte de alimento: pulgões!

Sabores diferentes para cada tipo de joaninha

Existe mais de um tipo de joaninha e cada uma tem suas próprias preferências para o que irá atraí-la para um jardim. Há uma grande quantidade de combinações; no entanto, as joaninhas das espécies harmonia e C7 gostam tanto de plantas florescendo quanto plantas de coentro e coletoras de pulgões. A joaninha hippodamia, por outro lado, é uma espécie que gosta de insetos de corpo mole, a maioria dos quais ataca legumes. Por esta razão, as hippodamias não gostam de nada da família da cenoura selvagem, incluindo erva-doce e coentro, e erva-dos-carpinteiros.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...