×
Loading ...

Como instalar um controle sem fio do ventilador de teto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Lembra-se dos dias em que você teve que levantar do seu sofá confortável para mudar o canal da sua televisão? Ou quando você teve que mudar o volume do seu som? Isso era a vida antes de aparecer o controle remoto, agora a gente tenta controlar tudo à distância, a ponto de ter carros que podem estacionar sozinhos.

Uma aplicação que realmente usa a capacidade de controle remoto para sua vantagem é o ventilador de teto. Com um ventilador com controle remoto, você pode facilmente ajustar o nível de conforto de um cômodo com o toque de um botão. E alguns ainda permitem que você apague as luzes do seu ventilador. Quer o máximo de conforto com o mínio de esforço? Aqui está como instalar um controle sem fio para o seu ventilador.

Instruções

Com um ventilador com controle remoto, você pode facilmente ajustar o nível de conforto de um cômodo (fan image by Lucy Clark from Fotolia.com)
  1. Decida se quer comprar um ventilador com transmissor wireless ou se quer comprar um kit separado que contém controle e transmissor. É recomendado comprar um ventilador normal e usar o kit. A razão disso é que, se o transmissor incluso estragar, você deverá comprar um um ventilador novo na maioria dos casos. Com o kit, é só desligar.

    Loading...
  2. Se você escolher o kit, então você terá que acessar os fios do ventilador. Por essa razão, você terá que achar o disjuntor que leva energia para o ventilador. Quando achar, deixe-o desligado.

  3. Abaixe copa do ventilador de teto. Na maioria dos ventiladores haverá alguns parafusos localizados no topo da cúpula, que fixa o suporte de montagem. Retire os parafusos e deixar a lâmina para baixo .

    Se você não ver os parafusos, o ventilador pode ter um anel de compressão no lugar que os esconde. Basta girar o anel anti-horário e deve destacar, revelando os parafusos.

  4. Neste ponto, você vai querer usar o testador de voltagem por toque para verificar os fios de tensão para garantir que o circuito está, de fato, desligado. Localize o fio quente. É o fio preto proveniente da caixa do ventilador, e deve ter dois outros ligados a ele (um fio se o ventilador não tem um conjunto de luz). Desconecte os fios e depois faça o mesmo com os fios brancos.

  5. Se você olhar em seu controle remoto, haverá um número de fios saindo dele. De um lado haverá um preto e branco, e do outro lado terá um azul, um vermelho e um branco. Também deve haver um fio terra.

  6. Antes de fazer as ligações, certifique-se de que o transmissor e o controle remoto estão definidas para a mesma frequência.

  7. A primeira conexão que você vai fazer será o fio terra. Use um conector de fios e prenda o fio terra aos outros fios terra na caixa de junção. Em seguida, pegue os fios preto e branco do do transmissor e ligue-os aos fios preto e branco vindo do ventilador (preto com preto e branco com branco).

  8. Pegue o outro fio branco (do lado de três fios) no transmissor e conecte-o ao fio branco que vem do ventilador de teto. Os fios azul e vermelho do transmissor devem ser rotulados com o que alimentam, mas na maioria dos casos, o azul alimenta as luzes e o vermelho alimenta o ventilador. Então, ligue o fio azul do transmissor ao fio azul do ventilador de teto e o fio vermelho do transmissor ao fio preto do ventilador de teto.

  9. Certifique-se de todos os conectores dos cabos estão firmes e enrole uma tira de fita isolante em torno de cada um dos fios que entram no conector.

  10. Agora vem a parte difícil, que é ajustar tudo. Com cuidado, empurre os fios de volta para a caixa de junção e deslize o transmissor em uma posição que vai permitir a cobertura a ser segura. Esta parte requer paciência e poderia levar algumas tentativas até acertar. Uma vez que você encontrar o ponto certo, aperte o dossel de volta no lugar e isole o anel de compressão, se você tiver um.

  11. Instale as pilhas no seu controle remoto, desligue o disjuntor de volta e use a corrente de tração do ventilador de teto para colocá-lo em posição de "high". Com o ventilador funcionando, teste seu controle remoto para garantir que tudo funcione. Deixe o ventilador em sua configuração mais alta e desligue-o com o controle remoto.

Loading...

Dicas

  • Um ventilador de teto com controle remoto irá controlar todas as três velocidades de ventilação e as luzes no ventilador, mas não pode alterar a rotação do ventilador. Se você gostar de mudar a direção do ventilador com as estações, então você ainda vai ter que virar a chave com a mão.

Aviso

  • Ao trabalhar em um ventilador de teto, certifique-se de usar uma escada que permita a você chegar lá confortavelmente. É melhor não ficar de pé sobre os dois últimos degraus da escada.

O que você precisa

  • Chaves de fenda
  • Kit controle remoto sem fio do ventilador de teto
  • Conectores de fios
  • Fita isolante
  • Arame
  • Testador de voltagem (tipo por toque)
Loading ...
Loading ...