Como interpretar a curva de peso e altura abaixo do percentil 5 em uma criança de três anos?

Escrito por jessica bouchard | Traduzido por bruna latronico
Como interpretar a curva de peso e altura abaixo do percentil 5 em uma criança de três anos?

A altura e idade da criança é um fator determinante em seu peso ideal

Flying Colours Ltd/Photodisc/Getty Images

Um menino de três anos que tem altura abaixo do percentil 5 é mais baixo do que 95% dos outros meninos de sua idade. Os gráficos de percentis do CDC (Centro de controle de Doenças dos Estados Unidos) e de várias outras entidades de pediatria são frequentemente usados para interpretar ou determinar o peso e altura ideais de uma criança em uma determinada idade. Utilizar o gráfico poderá ajudá-lo a determinar se a criança está com o peso saudável e se está crescendo bem. Se uma criança está com percentil 5 ou percentil 95, isso não indica que está pior ou melhor do que as outras, pois são variações normais de crescimento. O importante é que o peso e altura da criança estejam em percentis correspondentes.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Fita métrica ou régua
  • Balança

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Obtenha a escala de percentis no site do CDC (em inglês) ou da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) ou a imagem da tabela de percentis. Os links estão na seção Recursos.

  2. 2

    Encontre a tabela adequada para "altura para a idade" e "peso para a idade" para as idades entre dois a 20 anos e veja as linhas que variam entre o percentil 5 e 95. A tabela aparecerá na tela de seu computador.

  3. 3

    Localize o eixo de idade correspondente a três anos.

  4. 4

    Localize a linha do percentil 5. Ela é a segunda linha mais próxima da base do gráfico, acima da linha do percentil 3 (se existente). Localize a linha do percentil 95, que estará no topo da página.

  5. 5

    Localize o eixo de três anos de idade e verifique a altura estimada para a idade. Uma criança de percentil 5 terá uma altura de cerca de 88 cm, e uma no percentil 95 terá 103 cm. A interpretação desses números é simples. Se o seu filho está no percentil 5, 95% das crianças de mesma idade terão altura maior do que a dele. De novo, isso não tem significado clínico importante, contanto que o peso também esteja no percentil 5.

  6. 6

    Verifique o eixo de peso. Localize a linha de três anos no gráfico e rebata no eixo do peso. Se ele estiver correspondente ao percentil de altura (12 kg no percentil 5), isso significa que seu filho está com o peso ideal para a altura. A interpretação também é simples, nesse caso. Se o peso da criança for menor do que 12 kg, a linha do rebatimento ficará abaixo do percentil 5, indicando que o seu filho está abaixo do peso ideal. Se, por acaso, o peso for maior do que 12 kg, o percentil poderá marcar a linha 10, 25 ou 30, significando que o seu filho está acima do peso ideal. Isso não significa obesidade ou algo tão clínico e significativo, mas esses números servirão para orientar o pediatra e avaliar o crescimento de seu filho. É ideal que os percentis sejam correspondentes. O peso acima do percentil 95 geralmente identifica sobrepeso, mas é necessário análise de índice de massa corporal (IMC) e uma análise clínica para uma confirmação.

  7. 7

    Se você estiver preocupado com o peso do seu filho, o IMC pode ser calculado. Existem tabelas específicas para IMC infantil que também funcionam com percentis.

Dicas & Advertências

  • Existem tabelas diferentes para meninos e meninas. Ao utilizar essas tabelas em casa, atente bem para a escala utilizada (em kg, cm e a idade), além do gênero da tabela.
  • O pediatra deve fazer uso dessas tabelas para verificar o desenvolvimento ideal de seu filho.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media