×
Loading ...

Como interpretar um teste intradérmico de PPD

Atualizado em 17 abril, 2017

O teste intradérmico de PPD (derivado de proteína purificado, em inglês), também chamado de teste de Mantoux, refere-se a uma simples prova para tuberculose (TB). Esta é uma doença altamente contagiosa que afeta os pulmões. Geralmente, esse teste é feito em profissionais da área da saúde e da educação, e é recomendado a qualquer um que esteja com uma possível exposição à bactéria causadora da doença. O teste consiste em injetar o extrato logo abaixo da pele do antebraço e, então, quantificar a reação.

Instruções

  1. A leitura do teste pode ser feita entre 48 e 72 horas após a administração intradérmica do teste.

    Loading...
  2. Utilize uma régua ou fita métrica e meça o maior diâmetro da protuberância que surgirá no local da aplicação do teste (conhecida também como enduração). Registre a medida em milímetros (mm). Não meça áreas vermelhas se elas não estiverem elevadas.

  3. Uma medida maior ou igual a 15 mm no exame é considerada positiva em uma pessoa saudável sem exposição conhecida à tuberculose.

  4. Uma medida de 10 mm ou maior é tida como positiva em diabéticos, nefropatas ou em um trabalhador da área de saúde (ou qualquer um que mantenha contato com um paciente tuberculoso).

  5. Uma medida de 5 mm ou maior é vista como positiva para TB em pessoas com doenças de base, tais como AIDS ou Doença de Chron.

  6. Verifique por demais áreas com vesículas ou áreas elevadas no local do teste, pois também são consideradas como positivo para TB.

Loading...

Aviso

  • Vacinações recentes com vírus vivos ou o uso de drogas imunossupressoras podem levar a um falso negativo na interpretação dos testes.
  • Vacinação prévia com BCG pode resultar em falso positivo nesse exame.

O que você precisa

  • Régua ou fita métrica

Referências

Loading ...
Loading ...