As invenções mais importantes do século 20

Escrito por daniel zimmermann | Traduzido por ricardo schweitzer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As invenções mais importantes do século 20
Os irmãos Biro inventaram a caneta esferográfica no século 10 (Eileen Bach/Digital Vision/Getty Images)

O século 20 possuiu uma grande quantidade de invenções e inovações e, enquanto algumas foram melhorias em invenções do século anterior, como filmagens, automóveis movidos a gasolina e o plástico, outras facilitaram levemente o nosso dia a dia, como um novo tipo de zíper, criado por Gideon Sundback, ou a torradeira que ejeta o pão quando pronto, por Charles Strite. Também houveram invenções de maior impacto que possuíram um papel importantíssimo na evolução da sociedade moderna.

Outras pessoas estão lendo

Avião

Os irmãos Wright inventaram o primeiro avião bem sucedido em 1903, desenvolvendo um avião mais pesado do que o ar, movido pela força de seu próprio motor. Além disso, possuía um sistema de volante que permitia ao piloto controlar os movimentos durante o voo durante seu pequeno trajeto em Kitty Hawk, na Carolina do Norte. Outros inventores trabalharam sobre o projeto dos irmãos Wright e realizaram melhorias durante o século, sendo que uma das principais foi o motor turbojato desenvolvido independentemente por Hans Von Ohain e Frank Whittle nos anos 30.

As invenções mais importantes do século 20
A invenção e desenvolvimento do avião foram um fenômeno do século XX (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Foguetes espaciais modernos

O século 20 testemunhou o desenvolvimento de foguetes espaciais que podiam chegar até a Lua e distâncias ainda maiores. Muitas mentes trabalharam juntas para esse desenvolvimento, mas o trabalho pioneiro de Robert Goddard se destaca. Em 1926, ele alcançou sucesso com o primeiro lançamento de um foguete com combustível líquido, uma conquista considerada pela NASA "tão importante quanto à dos irmãos Wright em Kitty Hawk".

A bomba atômica

Durante a Segunda Guerra Mundial, um time de cientistas criou a bomba atômica em Los Alamos, no Novo México, uma arma de destruição em massa abastecida por energia nuclear. Sua importância é incalculável, uma vez que levou à invenção da bomba de hidrogênio, ainda mais poderosa, cuja mera existência influenciou decisões políticas e diplomáticas desde o momento de sua invenção.

Televisão

A invenção da televisão no século 20 forneceu entretenimento e educação para pessoas de todas as idades ao redor do mundo. John Logie Baird inventou a televisão parcialmente mecanizada nos anos 20, e Vladimir Zworykin e Philo Farnsworth foram personagens importantes em desenvolver esse conceito até a televisão puramente eletrônica.

Computador

O século 20 também testemunhou o desenvolvimento de um computador completamente eletrônico, chamado de ENIAC, invenção de John Mauchly e J. Presper Eckert. Essa invenção enorme e desengonçada se desenvolveu em uma maneira fácil de comunicação até o fim do século, e levou a diversas outras invenções, como o software, as linguagens de computação, a internet e a World Wide Web.

As invenções mais importantes do século 20
Computadores se tornaram muito populares desde sua invenção (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Transistor

Um transistor regula a corrente elétrica em equipamentos eletrônicos como o rádio, televisão e computadores, substituindo a válvula termiônica, que era maior. Walter Brattain, John Bardeen e William Shockley inventaram o equipamento em 1947, e o seu desenvolvimento facilitou a redução radical de tamanho de equipamentos eletrônicos.

Antibióticos

Nos anos 20, Alexander Fleming acidentalmente descobriu que um fungo de nome científico Penicillium notatum impedia o crescimento bacteriano, o que levou ao desenvolvimento da penicilina, o primeiro antibiótico. Durante o século 20, muitos outros foram desenvolvidos a partir desta descoberta, e acabaram sendo uma benção aos enfermos, salvando diversas vidas durante o século.

Microscópio eletrônico

Max Knoll e Ernst Ruska inventaram o microscópio eletrônico em 1931. Esse equipamento facilitou descobertas científicas, tornando possível ver detalhes de fenômenos como a estrutura de cloroplastos, que não poderiam ser vistos com um microscópio normal. Melhorias no microscópio eletrônico culminaram na invenção do microscópio de corrente de tunelamento por Gerd Binning e Heinrich Rohrer, que permite identificar os átomos individualmente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2016 Demand Media, Inc. Sobre nós

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media