Invenções que prejudicaram o mundo

Escrito por sean hemmer | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Invenções que prejudicaram o mundo
Algumas invenções se transformaram nas armas mais devastadoras do mundo (Getty Images)

Ao longo do tempo, invenções tornaram mais fácil para as pessoas executar tarefas. Infelizmente, alguns inventos se tornaram armas de guerra e causaram danos incalculáveis a pessoas e bens. Gases venenosos e minas terrestres são armas usadas para mutilar e tirar soldados de combate, mas não são necessariamente letais. Enquanto isso, os efeitos das bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki durante a Segunda Guerra Mundial ainda estão sendo estudados. Durante a Guerra do Vietnã, o agente laranja foi usado para destruir folhagem da selva, mas causou danos genéticos e doenças nas pessoas expostas a ele.

Outras pessoas estão lendo

Gás venenoso

As forças alemãs usaram gás venenoso pela primeira vez durante a Primeira Guerra Mundial. Os diferentes tipos de gases utilizados foram fosgênio, cloro e mostarda. O gás de cloro é verde-amarelo e é mais pesado que o ar. É bem adequado para a guerra de trincheiras para fazer com que as tropas abandonem os locais. O gás de cloro se mistura com a umidade do sistema respiratório para destruir tecidos. Sintomas de intoxicação de gás fosgênio não aparecem até cerca de 48 horas após a exposição. Uma vez que alguém tenha sido exposto a ele, pouco pode ser feito para ajudar a vítima. Gás mostarda causa bolhas extremamente dolorosas e danos externos e internos ao corpo. A morte pode ocorrer se o empolamento for abundante no sistema respiratório.

Bomba atômica

A bomba atômica começou como o Projeto Manhattan, com algumas das mentes mais brilhantes da época. Albert Einstein trabalhou no projeto e advertiu o presidente Franklin Roosevelt sobre os perigos das armas atômicas. A iniciativa evoluiu com altos e baixos, mas o desenvolvimento de uma bomba atômica foi o produto final do Projeto Manhattan. Duas bombas foram lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki, levando o Japão a render-se. Cerca de 140 mil pessoas morreram só em Hiroshima. As duas cidades foram dizimadas e contaminadas com radiação letal, o que causou queimaduras graves, falência de órgãos e morte. O dano total de ambas as bombas ainda é desconhecido.

Minas terrestres

Por serem baratas de fabricas, as minas terrestres foram inicialmente usadas próximas a fronteiras e bases militares. Elas são acionados por pressão e destinam-se a mutilar um soldado. A ideia por trás da invenção é que um soldado ferido usa mais recursos do que um soldado morto. Minas terrestres foram usadas frequentemente na Segunda Guerra Mundial, na Guerra da Coreia e na Guerra do Vietnã. Infelizmente, muitas são deixadas no local até muito depois de a guerra terminar. Muitos civis inocentes têm pisado ou dirigido por cima de minas abandonadas e sido feridos ou mortos. Trinta e nove países já proibiram a produção delas como armas de guerra.

Agente laranja

Agente laranja é um termo geral dado aos muitos herbicidas utilizados durante a Guerra do Vietnã. Herbicidas matavam folhagem na selva e eram benéficos para a estratégia militar dos EUA. Outros efeitos do Agente Laranja não eram tão benéficos. Dioxina, uma substância química presente nele, é tóxica, e aqueles expostos a ela podem desenvolver doenças genéticas e câncer com efeitos de longo prazo. Uma vez que a substância é um herbicida, muitos hectares de plantações vietnamitas foram perdidos. A perda de culturas danificava os recursos do inimigo, mas muitos civis sofreram por causa dela.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível