Qual é o iogurte mais saudável?

Escrito por kelly smith | Traduzido por sabine capello
Qual é o iogurte mais saudável?

Iogurte pode ser um alimento saudável desde que se entenda os rótulos e saiba o que eles contém

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Descobrir qual o iogurte mais saudável depende, em primeiro lugar, do motivo pelo qual você o está consumindo. Pode ser uma procura por uma opção de sobremesa com baixo teor de gordura, uma escolha saudável para o almoço ou a solução para um sistema digestivo que funcione melhor. Quando você passa pelo corredor de derivados do leite e encontra os iogurtes, você vê opções como: orgânicos, probióticos, ômegas, livres de gordura, e uma variedade de sabores que vai do mais simples à torta de limão. Ler os rótulos para verificar a composição deles e compreender o que está em cada um é fundamental para fazer a escolha certa.

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Iogurte purista

Você pode ficar desconfiado com o conteúdo de certos iogurtes disponíveis no mercado. De acordo com o artigo "Yogurt Lowdown" no site "Runner's World", alguns iogurtes tiveram açúcares adicionados, o que compõe mais de 50 por cento de suas calorias. Também olhe para a fonte de açúcares, o que pode derivar de algo saudável, como frutas, ou pode também derivar de alimentos não-saudáveis, tal como xarope de milho, que contém alto teor de frutose. A adição de açúcares também pode tornar o estômago sensível. De acordo com o "Runner's World", "Nutricionistas recomendam escolher iogurtes com não mais de 30 gramas de açúcar por porção de 186g." "Trinta gramas é o ponto onde podemos separar o material decente do puro lixo", diz Jayne Hurley, nutricionista sênior do Centro para a Ciência no Interesse Público, um grupo de defesa da saúde sem fins lucrativos de Washington, Hurley também sugere que se descartem iogurtes que apresentam as letras 'CR' no rótulo. Ela afirma que este ingrediente significa que o iogurte está a um passo do sorvete. A melhor opção para você como um purista, é escolher o iogurte puro, com baixo teor de gordura, ou iogurte desnatado ou orgânico, e adicionar um pouco de frutas e mel, se quiser adoçá-lo.

Opção vitaminada

Se uma das razões pelas quais você está comendo iogurte é obter as vitaminas adicionais que você pode não estar recebendo outro alimento, preste atenção aos ingredientes. Os rótulos vão dizer quais vitaminas adicionais estão no iogurte, como o ácido fólico, que é essencial para evitar defeitos congênitos em recém-nascidos. Outros fabricantes de alimentos nutritivos, adicionam a alguns iogurtes os ácidos graxos ômega-3. "Uma vez que nossos corpos não podem sintetizar esses ácidos graxos essenciais, temos de levá-los através dos alimentos", diz o site "Canadian Living". De acordo com o website do centro médico da Universidade de Maryland, os ácidos graxos ómega-3 desempenham um papel fundamental na função cerebral, crescimento e desenvolvimento. Além disso, o artigo afirma: "Pesquisas mostram que eles reduzem inflamações e podem ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas, como as cardíacas, câncer e artrite."

Iogurtes probióticos

Você pode consumir iogurte para desenvolver um sistema digestivo mais saudável. Alguns fabricantes matam as bactérias saudáveis ​​do iogurte quando eles utilizam um processo de tratamento térmico para dar-lhe um prazo de validade mais longo, de acordo com "Canadian Life". Leia os ingredientes do seu iogurte e procure as palavras, "vivo" ou "ativo" no rótulo. De acordo com um artigo publicado no site "Health Castle", estudos sugerem que os benefícios dos iogurtes probióticos para a saúde podem resultar na redução do risco de pólipos no cólon ou infecções vaginais por fungos, além de aumentar a imunidade.

Substituição do leite

Iogurte pode ser consumido como substituto do leite se você souber o que procurar na lista de ingredientes. Se você consome três porções de iogurte ao dia, ao menos para a substituição do leite, "procure um iogurte que contém pelo menos 15 por cento do valor diário de cálcio por, em média, 120 g de iogurte caso você não consuma outros alimentos ricos em cálcio", sugere "Health Castle". Procure nos rótulos para ver se o que você conseom é enriquecido com vitamina D, como o leite. A dose diária recomendada dessa vitamina é de 600 mg para pessoas acima de 9 anos, de acordo com um artigo publicado pela revista "Scientific American".

Sobremesa alternativa

O iogurte é uma boa alternativa de sobremesa para dar a seus filhos, ao invés de bolinhos carregados de açúcar. Embora muitos iogurtes para crianças contenham sabores artificiais e corantes, você pode encontrar alguns que seja, mais saudáveis. Siga as orientações dadas pela revista "Canadian Living": "Escolha aqueles que contenham menos de 2 gramas de gordura por porção de 100 gramas" Além disso, "procure produtos com menos de 16 gramas em uma porção de 100 gramas."

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