Irlanda: Comidas e bebidas típicas

Escrito por david degnan | Traduzido por diego dias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Irlanda: Comidas e bebidas típicas
A criação de gado sempre desempenhou um papel importante na cultura e culinária do povo irlandês (Cows image by wojciechhajduk from Fotolia.com)

Como sua sociedade é predominantemente agrícola, os irlandeses sempre basearam sua culinária em alimentos disponíveis localmente e sazonais. Muitos dos pratos tradicionais da Irlanda permaneceram populares ao longo do tempo, resistindo até mesmo à Grande Fome do século 19, e à agitação social e política que assolou a Irlanda durante séculos. A culinária Irlandesa tem forte ligação com o passado da ilha, e é um dos mais importantes legados culturais do povo irlandês.

Outras pessoas estão lendo

Queijo

A economia da antiga Irlanda baseava-se na pecuária, tanto quanto ao fornecimento de carnes quanto de laticínios. Esta longa relação com o gado como moeda resultou na dependência de produtos lácteos para seu sustento e numa grande variedade de queijos regionais. Embora a fabricação tradicional de queijo tinha desaparecido durante a primeira parte do século 20, um recente renascimento desse processo artesanal ressurgiu, principalmente no Condado de Cork. Atualmente, alguns dos queijos irlandeses mais conhecidos e facilmente encontrados são Cashel Blue, Cooleeney, Corleggy e Ardrahan. O Cashel Bue é um queijo azul cremoso e pasteurizado, feito no condado de Tippeary. Ele foi fabricado pela primeira vez em 1984, utilizando as mesmas técnicas e fungos usados na produção dos mais conhecidos Roquefort e queijo azul de Stilton. O Cooleeney utiliza leite de vaca cru na sua produção, criando um queijo cremoso e de sabor suave. Já o Corleggy é um queijo de leite de cabra mais pastoso e é produzido no condado de Cavan. Seu sabor é salgado e sua textura muito dura, tornando-se uma excelente queijo para ralar. Já o Ardrahan é um queijo de leite de vaca meio mole produzido em Cork. Ele tem um sabor amanteigado que é muitas vezes comparado ao brie,

Pão

O tradicional pão irlandês está sujeito à disponibilidade regional e sazonal, embora certos tipos estejam disponíveis em praticamente qualquer lugar no ano inteiro. Os pães irlandês comuns são o pão de soda e o pão integral, que é encontrado em todo o país. O pão de soda é um tipo de pão rápido que utiliza apenas quatro ingredientes: farinha, manteiga, bicarbonato e sal. Ele geralmente é feito com farinha branca, embora trigo integral seja popular no norte da Irlanda, onde é chamado de pão de trigo. O pão integral geralmente é feito com farinha moída grosseiramente e tem uma textura áspera e dura de mastigar. Pode ser consumido com cobertura doce ou salgada. Os pães regionais incluem o blaa, que é um tipo de pão branco massudo encontrado no sudoeste da Irlanda, em condados como Exford, Waterfor e Kilkenny. O Barmbrack (bolo irlandês recheado de frutas frescas) é o mais icônico dos pães sazonais na Irlanda, e tradicionalmente é comido no Halloween (Dia das Bruxas). Ele é adocicado, salpicado com passas e geralmente é consumido com o chá da tarde. No Halloween, o pão é assado com uma variedade de ornamentos no seu interior como parte de um tradicional jogo de adivinhação do futuro.

Pratos tradicionais

Os tradicionais pratos irlandeses costumam ser simples, baseados em vegetais de clima frio e carnes regionais. Um prato comum na Irlanda é bacon e repolho. Ele é feito com toucinho (não com tiras de bacon) cozido junto com o repolho para dar sabor, e servido com batata cozida ou purê de batata. O Champ é outro prato tradicional que ainda é muito consumido, consistindo de purê de batatas misturado com cebolinha, sal e pimenta preta. O Coodle é um prato tradicionalmente associado a Dublin, onde é uma comida popular. Trata-se de uma refeição em um pote que consiste de salsicha ou bacon, fatias de batatas, cebolas e cenouras cozidos juntos.

Bebidas

De todas as bebidas associadas à Irlanda, talvez o maior de seus ícones e o mais amado seja a cerveja preta. Ela é escura, com um sabor forte como o do café. Embora Guinness seja sinônimo de cerveja preta na Irlanda e no mundo, outras variedades são comercializadas, tais como Beamish e Murphy's. O Whisky irlandês ocupa uma posição especial na cultura do país, fazendo parte da história desde o século 12. O que diferencia o Whisky da Irlanda dos outros é que ele é triplamente destilado e normalmente não é usada turfa na sua produção, com poucas exceções. O método de destilação em "alambique" também é particularmente irlandês, fazendo com que a produção final contenha tanto cevada maltada quanto não maltada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível