Com que velocidade fungos crescem no pão?

Escrito por jack s. waverly | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Com que velocidade fungos crescem no pão?
Fungos crescem em pão branco rapidamente quando não controlados. (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Os fungos são encontrados e utilizados em muitos aspectos da natureza. São eles que auxiliam na reciclagem de materiais orgânicos doentes ou na decomposição. O fungo na forma de mofo também pode causar sérios problemas de saúde quando ingerido. Sinais de mofo em pães incluem descoloração e mudança de textura. O mofo pode aparecer sem ser notado quando as condições são apropriadas. Lembre-se que pães devem ser consumidos imediatamente ou congelados para evitar o crescimento de mofo.

Outras pessoas estão lendo

Descrição

Fungos são micro-organismos encontrados em qualquer fonte de materiais ricos em nutrientes no solo, água ou matéria em decomposição. É uma forma de fungo e cobre uma variedade de plantas microscópicas. Pães possuem fungos específicos que ajudam na sua fabricação e decomposição. A levedura é uma forma de fungo utilizada na fabricação de pães. Já o rhizopus stolonifer é a forma de mofo mais conhecida encontrada nos pães em decomposição. Manchas escuras ou linhas brancas são frequentemente sinais do seu crescimento. Assim como cogumelos, outra forma de fungo, o bolor visível é uma parte pequena de todo seu crescimento, que é constituído por uma rede de linhas e tecidos conjuntivos. Se notar bolor, mesmo que seja em um canto de uma fatia de pão, é provável que ele já tenha se espalhado completamente sob a superfície.

Condições

As condições mais adequadas para o bolor são as áreas em que a temperatura está entre 25º C e 30º C, considerada a temperatura ambiente. O bolor de pão se desenvolve em condições quentes e úmidas, mas, similares a muitos tipos de mofo podem crescer em climas frios e com pouca umidade, como refrigeradores. Quanto mais úmida a massa, mais rapidamente ele cresce. É dessa maneira que o fermento se espalha para ajudar os pães a crescerem antes de serem assados. O fermento pode se desenvolver dentro da massa em poucas horas. O calor extremo, como no interior dos fornos, mata os esporos do fungo, embora eles possam sobreviver em temperaturas que variam de 33º C a 38º C.

O pão envelhece mais rapidamente na geladeira e mais lentamente em temperatura ambiente. Quando mais lento o processo de envelhecimento, mais rápido o bolor é capaz de se espalhar devido a umidade. Pães refrigerados perdem a umidade mais rápido do que quando mantido em temperatura ambiente.

Variáveis

Considere a umidade e os nutrientes do pão. O pão branco e o pão preto possuem muita umidade, o que os torna mais atrativos ao crescimento de bolor. Pão de trigo integral possui pouca umidade, mas mais nutrientes dos quais os esporos podem se alimentar. Pães caseiros desenvolvem sinais de fungos mais rapidamente do que os comerciais porque não possuem inibidores de crescimento como o propionato de cálcio.

Período de tempo

Espere o aparecimento de fungos em pães dentro de sete dias - ou no máximo dois dias, dadas as condições favoráveis. Pães com embalagens abertas e guardados em locais escuros à temperatura ambiente, como em caixas, desenvolverão mofo mais rapidamente do que os pães bem fechados e congelados. Pães caseiros podem desenvolver mofo dentro de dois dias, enquanto que pães comprados podem levar uma semana em condições similares.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível