Irritação da pele devido à depressão ou o estresse

Escrito por kelly sundstrom | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Irritação da pele devido à depressão ou o estresse
A irritação de pele também pode ocorrer devido à depressão ou o estresse (Image Courtesy of Fotosearch)

Certas condições de saúde mental – inclusive a depressão, a ansiedade ou o estresse generalizado – podem causar uma série de problemas de pele. Eles podem resultar do excesso de hormônios que estão sendo liberados no corpo, colocando os sistemas metabólico, imunológico e outros sistemas do organismo fora de ordem. Se você estiver passando por um transtorno de humor, é útil saber se a depressão ou o estresse pode estar ligado a problemas de pele que você também está enfrentando.

Outras pessoas estão lendo

Acne

A acne está ligada ao estresse e se apresenta como pústulas inflamadas, cravos, espinhas e cistos na pele. Embora seja mais comumente associada ao rosto, ela pode aparecer nas costas, no peito ou qualquer outra parte do corpo. Ela pode ser tratada com cremes de cuidados para a pele, loções e tonificadores, bem como ao relaxar a mente e tomar medidas para promover uma vida emocional mais saudável. Isso permitirá que o corpo equilibre os níveis de estresse, diminuindo a quantidade de hormônios que surgem pelo corpo e resultando em menos óleos produzidos. A longo prazo, isso resultará em menos surtos de acne.

Eczema

O eczema é uma condição alérgica que faz a pele ficar com coceira, vermelha e escamosa. As erupções do eczema geralmente aparecem onde há rugas na pele, como o interior dos cotovelos, atrás dos joelhos ou nas dobras do abdômen. Quando os níveis de estresse estiverem elevados, o eczema pode piorar, e certos alimentos, incluindo trigo, produtos lácteos e ovos, podem desencadear ou agravar a condição.

Psoríase

A psoríase é uma condição de pele que está intimamente relacionada à ansiedade e à depressão, e aparece como escamas prateadas e prurientes que normalmente afetam o couro cabeludo, o pescoço, o tórax, os cotovelos e os joelhos. Ela pode piorar durante os períodos de estresse elevado, como uma mudança, uma morte na família ou durante o processo de entrar em um novo emprego, e também pode piorar durante os acessos de depressão. A meditação e outras técnicas de relaxamento podem ajudar a reduzir a gravidade dos surtos de psoríase.

Urticária

A urticária normalmente é causada por reações alérgicas graves a alimentos, produtos químicos ou outras substâncias, mas também pode resultar do excesso de cortisol no organismo, uma substância liberada durante os períodos de depressão ou estresse. Ela é caracterizada pelo aparecimento de bolhas cheias de líquido na pele que podem ser prurientes e vermelhas, e muitas vezes é encontrada no tronco, no pescoço, nos braços e no rosto. Mais uma vez, a meditação, a ioga e outras técnicas de alívio do estresse podem ajudar a diminuir a gravidade e a frequência da urticária.

Rosácea

A rosácea é semelhante à acne, mas na verdade é uma condição auto-imune que se manifesta ao redor do nariz e das bochechas como áreas vermelhas e inflamadas. Como ela é afetada pelo sistema imunológico, reduzir os níveis de estresse melhorará significativamente a rosácea. Além disso, fortaleça as respostas imunológicas do seu corpo tomando probióticos, vitamina C, zinco, selênio e equinácea.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível