Itens usados na missa católica

Escrito por jo chester | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Itens usados na missa católica
A Bíblia Sagrada, a água benta, as garrafas de vinho o cálice e a pátena (holy water and vine in church image by .shock from Fotolia.com)

A missa católica é um ritual complexo que utiliza diversos itens com significados específicos. Algumas deles, como o ostensório e o turíbulo, são bem conhecidos por muitos católicos, mesmo se os nomes parecem desconhecidos. No entanto, existem outros objetos que fazem parte da missa católica, os quais são desconhecidos pelos próprios fieis.

Outras pessoas estão lendo

Livros e textos

De acordo com os diáconos católicos, o Sacramentário, Os Evangelhos, o Lecionário e o Missal são livros usados tradicionalmente na missa católica. Os três primeiros livros são usados apenas pelos padres, enquanto que a congregação utiliza o Missal para acompanhar a liturgia da missa.

O Sacramentário contém orações e bênçãos solenes utilizados durante todas as missas, inclusive em ocasiões especiais. A oração de abertura, as orações eucarísticas e prefácios estão incluídos neste livro. O diácono tradicionalmente leva o livro dos Evangelhos em procissão. Ele contém todo o ciclo de três anos de leituras, bem como as solenidades, festas e missas rituais celebradas a cada ano. O "lector" (em latim) tradicionalmente carrega o Lecionário durante a procissão, sendo colocado no "púlpito" ao final, estande que funciona como tribuna para o celebrante. O Missal é um pequeno livro de bolso colocados nos bancos das igrejas para os fiéis usar. Publicado mensalmente ou em outros intervalos regulares, ele contém todas as orações e bênçãos da missa, incluindo aqueles específicos para a época em que foi publicado, de modo que os fiéis possam acompanhar a missa. Ele também contém instruções das ações que a congregação deve realizar durante a missa, como ficar de pé, sentar ou ajoelhar.

Vasos do ofertório e tecidos

O cálice é uma grande copo de metal, em formato de taça. De acordo com a Community of St. Joseph Church, a parte interna do cálice deve ser feita de ouro, ou pelo menos banhada a ouro. O cálice contem o vinho que se tornará o Sangue de Cristo.

O purificador é um guardanapo colocado sobre o cálice. Ele é feito de linho e é usado para limpar os dedos do padre, o cálice e a pátena após a Comunhão. Há uma pequena cruz bordada no centro do purificador.

A pátena é um pires raso que contem a hóstia não consagrada, que se tornará o Corpo de Cristo. Ela é colocada na boca do cálice, acima do guardanapo purificador.

O manto é um pequeno quadrado de linho grosso que cobre a pátena. Ele é bordado com trigo e uvas em seu centro, que simbolizam o pão e o vinho usados ​na Comunhão.

Durante as orações do Ofertório, o pano de linho branco chamado "corporal" é espalhado sobre o altar e o cálice, a pátena e o cibório são colocados acima dele. O cibório é o vaso onde as hóstias consagradas são colocadas.

As galhetas e os decantadores que possuem o vinho e a água benta usada no rito da Comunhão são colocados sobre o altar, mas não sobre o corporal.

Ostensório e hóstia

O ostensório é um vaso utilizado nas procissões ou em outros momentos quando a hóstia é apresentada aos fiéis. A torre de ouro ou prata suporta a "luneta", que retrata os raios de luz que emanam da hóstia. A palavra "ostensório" vem da palavra latina "monstrare", que significa "mostrar".

Itens usados na missa católica
Este vitrais retratam um ostensório (blason image by Mélissa Bradette from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível