Jogos e atividades matemáticas sobre frações e contas de multiplicar

Escrito por angela tedson | Traduzido por rúben carlos esteves
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Jogos e atividades matemáticas sobre frações e contas de multiplicar
Todos os dias, os mata-moscas transformam-se em ferramentas divertidas no ensino da matemática (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Adicionar jogos e outras atividades divertidas ao estudo da matemática pode despertar em cada aluno um interesse suplementar, mesmo se ele for um estudioso apático. A atividade física ajuda as mentes jovens a reter na memória os conceitos matemáticos. Se você apresentar e praticar essas lições de uma forma divertida, isso pode tornar a sua aula de matemática uma experiência positiva para alunos e professores.

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Bata com o mata-moscas no resultado da multiplicação

Escreva as respostas às operações de multiplicação no quadro, deixando espaço em volta de cada número. Divida a turma em duas equipes e faça com que cada equipe forme uma linha à frente do quadro. Coloque uma fita no chão alguns centímetros afastada do quadro. Diga aos alunos que não podem ultrapassar essa linha até que o professor anuncie uma conta de multiplicação. Dê à primeira criança em cada linha um mata-moscas e escreva a conta no quadro. A primeira criança a bater na resposta certa ganha um ponto para a sua equipe. Se ela errar, tem de voltar para trás da linha, e o jogador de outra equipe tem a chance de adivinhar a resposta. Se responder incorretamente, ela vai para trás da sua linha, e o professor apresenta no quadro um novo problema para um novo grupo de alunos. Continue a jogar até todas as crianças terem a chance de resolver os problemas e de bater no quadro com o mata-moscas.

A multiplicação da bola silenciosa

Prepare essa atividade marcando os hexágonos de uma bola de futebol com os números de zero a nove. Peça às crianças que se sentem em cima das mesas e permaneçam em silêncio, falando apenas quando for a sua vez. Entregue a bola a um aluno e diga-lhe para multiplicar os dois números onde estão os seus polegares. Depois de feita a multiplicação, ele deve dizer a resposta em voz alta. Se ele acertar na resposta, passa a bola a outra criança e ela deve fazer o mesmo. O jogo continua até todos os alunos terem sido eliminados, responderem de forma errada ou falarem quando não era a sua vez. Os alunos eliminados do jogo devem sentar-se em suas mesas.

Cartas fracionárias

Divida a turma em dois pequenos grupos. Distribua fichários, marcadores e tesoura a cada grupo, pedindo aos alunos que dividam o fichário ao meio, escrevendo na metade inferior uma fração diferente para cada aluno. Depois, eles devem desenhar na metade superior a representação geométrica a que corresponde a fração que escolheram. Com a tesoura, os alunos cortam cada um dos fichários no meio usando um corte diferente ou irregular. Faça com que um grupo apresente a parte de cima enquanto o outro tenta associar a fração ao desenho geométrico. Os cortes irregulares ficarão alinhados apenas quando a resposta for correta.

Aprender as frações com os Conversation Heart

Dê a cada aluno um pacote de tamanho individual de conversation hearts ou outras balas pequenas e coloridas. Os alunos devem separar a bala por cor, depois devem escrever a fração correta que representa aquele número de balas. Por exemplo, uma criança com 20 conversation hearts, 4 amarelos, escreveria "Amarelo: 4/20". Repita esse procedimento para todas as cores representadas e depois leve os alunos a comparar suas descobertas com o coleguinha do lado. Continue a atividade, ensinando os alunos sobre os denominadores comuns e adicionando frações. No final, deixe que eles comam a bala.

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