Jogos de combinação feitos em casa para crianças de 3 a 5 anos

Escrito por stephanie lee | Traduzido por rosangela gandini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos de combinação feitos em casa para crianças de 3 a 5 anos
Jogos de combinar são divertidos e educacionais (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Os jogos de combinação são divertidos para crianças pequenas. Os pais também gostam muito deles por serem ao mesmo tempo educacionais e envolventes. Eles são facilmente ajustáveis para se adequarem à idade e ao nível acadêmico da criança. Para criar seu próprio jogo, serão necessários alguns materiais escolares, itens domésticos e um pouco de imaginação.

Outras pessoas estão lendo

Jogos de cartas

Jogos de combinar cartas são excelentes para crianças entre 3 e 5 anos, e ajudam nas habilidades de memória. Usando quadrados de espuma, cartões de anotação ou post-it, desenhe ou imprima imagens em pares de dois, quatro, seis ou oito, dependendo do nível de dificuldade desejado. As imagens podem ser de qualquer coisa, indo desde números e formas à temas de feriados. Se a criança tiver 3 anos, talvez seja melhor começar com menos cartas e fazê-la achar um par de cada vez. Se a criança estiver próxima dos 5 anos, você pode deixar o jogo mais complexo aumentando o número de cartas que ela deve juntar em pares. Comece colocando as cartas com a face para baixo em uma grade padrão. As crianças devem virar duas cartas por vez. Se elas combinarem, a criança as pega e joga novamente. Em caso negativo, as cartas são devolvidas ao local e a vez é passada para outra criança. Quem tiver mais cartas vencerá a partida.

Jogos de combinação feitos em casa para crianças de 3 a 5 anos
Jogos de cartas são divertidos e auxiliam a capacidade da memória (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Esconde-esconde

Use os brinquedos da própria criança como peças para o jogo de esconde-esconde. Se a criança tiver múltiplos de vários números ou letras de espuma, escolha um e esconda o outro idêntico. Dê à criança pistas, como "está embaixo da cadeira" ou "está perto da janela". Dê apoio positivo como "você encontrou o amarelo!" ou "você encontrou o A verde!" quando a criança for bem-sucedida. O jogo também pode ser jogado com blocos coloridos ou brinquedos.

Jogos de combinação feitos em casa para crianças de 3 a 5 anos
Brinque de esconde-esconde com letras de espuma (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Colheita de cerejas

Em uma folha branca grande, desenhe uma árvore. Nela, coloque adesivos ou imagens de frutas diferentes cobertas com folhas de papel. Caso use adesivos, eles devem ser simplesmente colados na árvore. A criança deve virar cada folha para ligar cada fruta ao seu par. Você pode jogar esse jogo usando uma variedade de frutas coloridas, como cerejas em seis cores diferentes, onde a criança precisa combinar as frutas baseadas em sua cor. Quando achar o par, a criança pode tirar a fruta da árvore e colocá-la em um pequeno cesto. Quem tiver colhido mais frutas vence.

Jogos de combinação feitos em casa para crianças de 3 a 5 anos
Desenhe cerejas de cores diferentes para a criança combiná-las (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Jogo da floresta

Esse jogo é perfeito para crianças com 5 anos e requer pouco preparo. Em uma folha grande de papel, desenhe imagens que possam ser encontradas em uma floresta, como árvores, insetos e pequenos animais. Desenhe pares de animais pequenos através da floresta, como esquilos dentro das árvores, pássaros nos galhos e raposas descansando em toras. Os animais devem ser feitos em locais diferentes. Por exemplo, se quiser que a criança encontre um par de esquilos, faça dois esquilos em duas árvores separadas. Cubra o animal com camuflagem, como galhos de papel ou folhas que a criança possa dobrar novamente para cobri-lo. Diga à criança que os animais estão perdidos e que dependem dela para encontrar seu par. Essa lição a ensinará sobre a natureza, animais e seu habitat. Você pode tornar isso tão complexo quanto quiser. Por exemplo, para achar o par de um urso, pode dar pistas como "esse animal gosta de comer mel e pegar peixes no rio", então ela saberá procurar no rio pelo segundo urso.

Jogos de combinação feitos em casa para crianças de 3 a 5 anos
No jogo da floresta, a criança deve encontrar os pares de animais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível