Jogos que desenvolvem a capacidade de movimento

Escrito por krystal miller | Traduzido por rúben carlos esteves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos que desenvolvem a capacidade de movimento
O uso de jogos divertidos é uma boa forma de fazerem as crianças executarem movimentos (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Envolver as crianças desde muito cedo em jogos de movimento pode promover a sua interação social, reduzir o estresse e melhorar sua focalização nos objetivos que têm. Muitos jogos podem ajudar as crianças a desenvolver o movimento e a sua coordenação. Prepare jogos de movimento para crianças de 4 anos em casa ou na sala de aula. Tudo o que precisa é de algumas ideias de jogos divertidos que possam ajudá-las a aprender e a praticarem suas capacidades de movimento.

Outras pessoas estão lendo

Jogos simples

Ensine certos movimentos às crianças e peça-lhes que os executem. O site Sask Sport Inc. sugere o "tic-tock", no qual as crianças abrem as pernas e mantêm os braços esticados para o lado movendo-os para cima e para baixo como se fossem os ponteiros de um relógio e o "eggbeater" (batedor de ovos), onde ambas as mãos devem estar no ar e os braços devem deslocar-se para a frente e para trás, em ambos os sentidos. Mostre às crianças todos os movimentos dizendo os seus nomes. A criança que fizer o movimento errado estará fora do jogo. A criança que acertar sempre ganha o jogo. À medida em que você diz o nome dos movimentos, acelere o ritmo para tornar o jogo mais difícil.

Jogos de roda

As crianças devem formar um círculo e esfregar as mãos na barriga. Em seguida, peça-lhes para tocarem nas suas cabeças. O aluno que não conseguir fazer as duas coisas ao mesmo tempo deve sentar-se e ficar fora do jogo. Continue adicionando outros movimentos como, por exemplo, bater o pé no chão e girar em círculo. Se uma criança se confundir, ficará fora do jogo e deverá sentar-se. O último jogador ganha. Cante a música "Cabeça, ombros, joelhos e pés" com as crianças. Leve-as a fazer os movimentos à medida em que cantam a canção. Continue cantando a música cada vez mais rápido. Qualquer criança que fizer os movimentos incorretos fica fora do jogo. O último jogador ganha.

Pista de obstáculos

Faça pistas de obstáculos para ajudar as crianças a desenvolverem suas capacidades de movimento. Use macarrão de espuma para as crianças dançarem debaixo dele, cordas no chão para andarem como se estivessem andando na corda bamba e cordas para pularem. Calcule o tempo que cada criança leva para percorrer todo o percurso e a que for mais rápida vence. Como alternativa, determine dois percursos idênticos e faça com que as crianças corram ao mesmo tempo. Divida a turma em duas equipes e aquela que conseguir realizar o percurso em menos tempo ganha o jogo.

Outros jogos

Existem vários jogos que permitem que as crianças aprendam e exercitem diferentes movimentos. Vários jogos como, por exemplo, "O rei manda" e "Mãe, eu posso" ensinam-lhes diversos movimentos. Um jogo como o de colocar a cauda no burro ensina às crianças como devem se mover com pouca luz ou na escuridão. Existem outros jogos mais avançados para crianças mais velhas que melhoram as suas capacidades motoras como, por exemplo, "Operação" e "Pega varetas". Esses jogos estão disponíveis online e em lojas de brinquedos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível