Mais
×

Jogos infantis de apresentação

Atualizado em 22 fevereiro, 2017

Encontrar qualquer grupo pela primeira vez apresenta desafios. Uma reunião inicial pode ser assustadora para as crianças, que muitas vezes temem ser separadas de seus pais. Faça-os se sentirem mais confortáveis com jogos de apresentação. Isso inspirará interação no grupo e o ajudará como moderador. Memorize seus nomes e saiba um pouco sobre as suas personalidades individuais.

Jogos infantis de apresentações muitas vezes exigem reunir todos em um círculo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Jogo do M&M

Dê a cada criança cinco a dez chocolates M&M. Diga-lhes para não comê-los ainda. Quando todo mundo estiver com seus M&Ms, as crianças terão a oportunidade de comê-los, mas apenas se elas disserem uma coisa sobre si mesmos. Elas podem falar sobre quantos irmãos têm, qual sua cor favorita, ou sobre seus animais de estimação. Peça-lhes que levantem as mãos se quiserem compartilhar algo sobre si mesmos, caso contrário você pode acabar presenciando uma sala cheia de crianças gritando e comendo M&Ms. Depois de compartilhar, a criança pode comer um de seus M&Ms. Esse jogo inspira até mesmo as mais tímidas das crianças a compartilhar algo. Certifique-se de incluir as crianças quietas, bem como os tagarelas. Ninguém conseguirá mais M&Ms até que todos já tenham sido comidos.

Jogue a bola

Inspire interação entre as crianças ao introduzir uma bola em seus jogos de apresentação. Escolha uma bola leve e macia para prevenir qualquer machucado. É indicado que você se junte as crianças em um círculo ou em uma outra configuração onde todas elas possam ver umas as outras. Fique em pé na frente da sala com uma bola em suas mãos e explique as regras. A pessoa que segurar a bola deve perguntar algo para qualquer um da sala. Eles devem perguntar e jogar a bola para outra pessoa. Quem receber a bola deve responder a pergunta e então fazer outra para alguém, jogando a bola para essa pessoa.

Sobre seu nome

Essa atividade necessita de alguma preparação. Prepare e envie um formulário para os alunos antes da primeira aula, perguntando sobre seus nomes. Os alunos podem, em seguida, compartilhar suas descobertas durante a primeira classe. Algumas perguntas que você pode colocar nesse formulário incluem o nome completo do aluno. Pergunte pelo município de origem para saber mais sobre seus sobrenomes. Pergunte se eles têm um apelido ou se foram nomeados em homenagem a alguém da família. As crianças sabem o significado de seus nomes? Como é que os pais escolheram seus nomes? Peça às crianças que compartilhem os seus resultados durante a primeira aula. Se algumas crianças forem muito tímidas para compartilhar todo o relatório, apenas deixe-os falar seus nomes. Não force as crianças a saírem de suas zonas de conforto no primeiro dia.

Eu gosto

Faça uma versão do jogo "telefone sem fio" para ajudar as crianças a conhecerem uns aos outros. Junte-as em círculo e comece uma corrente ao anunciar algo que você gosta. Diga "meu nome é Sra. Silva e eu gosto de chocolate", por exemplo. Diga para a próxima criança repetir o que você gosta e então dizer o nome dela e o que ela gosta. Esse padrão continua enquanto a próxima criança repete que você gosta de chocolate, o nome da criança seguinte e o que ela gosta, em seguida anunciando seu próprio nome e gosto. A criança no final do círculo pode reclamar, mas ela saberá um pouco mais sobre todo mundo da sala.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article