Jogos infantis para desenvolver o trabalho de equipe

Escrito por nichole keffer | Traduzido por luisa menin
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos infantis para desenvolver o trabalho de equipe
Os jogos em equipe desenvolvem a capacidade das crianças de se comunicar de forma clara (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Uma forma de ensinar as crianças a brincarem de forma cooperativa e construir o senso de equipe entre os grupos é com jogos. Assim como as atividades esportivas como futebol e beisebol, muitos jogos infantis requerem dos participantes que desenvolvam formas de comunicar suas ideias claramente e trabalhem em equipe atrás de um objetivo comum. Jogos ótimos que promovem o trabalho de equipe existem para as crianças jogarem em grandes e pequenos grupos.

Outras pessoas estão lendo

Jogo de apertar

Esse jogo funciona melhor com grupos de 10 a 20 participantes. Defina uma área quadrada usando giz ou fita na superfície do chão menor que a área requerida para que todos os participantes fiquem lá dentro de forma confortável. Os participantes devem trabalhar juntos para trazer todo mundo para dentro do quadrado. Cada vez que obtiverem sucesso, as fronteiras devem ser reconfiguradas e o quadrado se torna menor, então os participantes têm que trabalhar ainda mais para colocar todo mundo lá dentro.

Cola descola

Nesse jogo, um participante é escolhido para pegar os outros durante o jogo. Essa pessoa persegue os outros participantes e pega eles. Quando o jogador for pego, ele deve ficar "colado" no lugar onde foi tocado. Outros jogadores precisam trabalhar juntos para descongelar os jogadores congelados, tocando neles novamente.

Para fazer o jogo algo mais desafiador, encoraje mais jogadores a cooperarem fazendo com que dois participantes sejam os que vão pegar.

Corrida cega com obstáculos

Os participantes formam pares, e um de cada time é vendado e colocado atrás de um caminho de obstáculos. O outro membro do time deve dar direções vocais para o seu parceiro atravessar o caminho.

Depois que os pares completarem os obstáculos, reverta os papéis, e reconfigure o caminho, para jogar novamente o jogo. Para fazer o jogo mais desafiador, cada time deve ser cronometrado, para ver quanto tempo demoram para cruzar o caminho.

Derrubando o ovo

Nesse jogo, os participantes são divididos em times iguais, de quatro a seis participantes. Cada time recebe uma tarefa e desenha e constrói um aparato que projete um ovo cru a uma altura de 3 m. Cada membro do time é responsável por fornecer os itens necessários para construir o aparato. Eles podem incluir bolas de algodão, palitos de pirulitos, papel, etc. Uma vez que o time tenha terminado de construir o seu aparato, derrube os ovos de uma ladeira de 3 m.

Captura bandeira

Os participantes são divididos em dois times iguais. Cada time recebe uma bandeira e esconde em uma área designada para a brincadeira. Enquanto os times escondem suas bandeiras, diversos espiões de cada time podem tentar se infiltrar no território para tentar descobrir a localização da bandeira do oponente.

Uma vez que os times tenham suas bandeiras escondidas, os membros dos times tentam passar pelos oponentes e roubar suas bandeiras. Se o participante for pego por um membro do time oposto, no lado oposto do território, essa pessoa é enviada para a "prisão" e deve ficar lá até que um jogador do seu time possa pegar a bandeira e libertá-lo. Qualquer participante que for tocado no lado oposto deve ir para a cadeia.

O jogo termina quando todos os participantes de um time forem mandados para a cadeia ou um time capturar a bandeira do outro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível