Jogos infantis no início do século 20

Escrito por sally brockway | Traduzido por lígia monteiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos infantis no início do século 20
Bolinhas de gude eram populares nos anos 1900. (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

É difícil imaginar como as crianças modernas poderiam se entreter sem videogames, computadores ou televisão; mesmo assim, no início do século 20 as crianças se divertiam por horas com brinquedos e jogos simples que eram aprendidos das gerações passadas. Muitos dos bons e velhos brinquedos e jogos, como bolinhas de gude e esconde-esconde, ainda são jogados.

Outras pessoas estão lendo

Jogos de canto

Jogos populares de 1900 muitas vezes giravam em torno de canções, como "Laranjas e Limões," onde duas crianças se tornam um "cutelo", formando um arco com os braços. As outras crianças correm através do arco, sempre cantando a rima (ver Referências). A canção termina com as palavras "pique, pique, pique, pique a cabeça do último homem" e nesse ponto o "cutelo" é trazido para baixo e a criança que foi pega está fora e deve optar por ser uma laranja ou um limão. Quando todo mundo está fora, as laranjas têm um jogo de cabo-de-guerra com os limões. Outro jogo, chamado "Nozes em Maio", envolve uma linha com uma fila de crianças que estão em ambos os lados da mesma. As crianças cantam a canção "Nozes em Maio" (ver Referências). No final da canção, com as palavras "Estamos enviando [nome da criança] para levá-la embora", a criança chamada entra na linha e tenta puxar a outra criança que está em frente a ela. Se ele for bem sucedida, a outra criança está fora. O jogo continua até que haja apenas uma criança restante. Essa criança se torna a vencedora.

Brinquedos simples

Enquanto as crianças de pais ricos tinham lindas bonecas, brinquedos de corda e regimentos de soldados de lata, as que vinham de famílias mais pobres brincavam com pedras e pedaços de sucata, ou usavam um pedaço de corda para pular. Brinquedos baratos podiam ser piões de madeira, bolinhas de gude, iô-iôs, e argolas de madeira, que eram enroladas em uma vareta chamada de passador.

Jogos infantis no início do século 20
Piões eram populares (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Brinquedos feitos pelas crianças

As crianças do início do Século 20 muitas vezes faziam os seus próprios brinquedos. Meninas assaltavam as caixas de costura de suas mães para fazer bonecas, seja vestindo estacas de madeira com roupinhas feitas à mão ou fazendo bonecas de pano, com botões para os olhos e boca bordada. Os meninos construíam espadas de madeira ou estilingues usando forquilhas e um pedaço de elástico. Eles eram utilizados para disparar pequenas pedras. Pernas-de-pau de lata eram feitas com laços de corda que passavam por uma lata. A criança ficava de pé nas latas e agarrava a corda enquanto andava. Muitas crianças fizeram seus próprios "scrapbooks" usando antigos cartões de saudações, recortes de jornais ou recortes de revistas religiosas.

Jogos de tabuleiro e cartas

Jogos de tabuleiro e de cartas eram populares na década de 1900. As crianças brincavam de damas e xadrez -- aqueles que não podiam se dar o luxo de comprar um jogo podiam fazer suas próprias damas com pedras e marcas no chão. Jogos de cartas, que ganharam popularidade no século 18, também eram comuns na década de 1900. As crianças brincavam de "Famílias felizes", onde o baralho era composto por grupos familiares. O objetivo era completar conjuntos de toda a família, solicitando cartas específicas de outros jogadores. Eles também gostavam de "Snap", no qual os jogadores colocavam cartas viradas para cima em uma pilha em turnos, gritando "Snap!" quando dois cartões iguais eram colocados consecutivamente. O jogador que gritasse primeiro ganhava as cartas da pilha. Um jogador que perdesse todas as cartas estaria fora.

Jogos infantis no início do século 20
O xadrez era jogado nos anos 1900 (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Exercício

Crianças no início do Século 20 faziam muito exercício, já que muitos de seus jogos envolviam brincar ao ar livre. Crianças que viviam no campo pescavam e nadavam, enquanto grupos de crianças se reuniam para jogar pega-pega, pula-sela, amarelinha e jogos como "Venha comigo". Para jogar, as crianças formavam um círculo. A pessoa de quem era a vez corria ao redor do círculo. Ele tocava alguém nas costas e dizia: "Venha comigo" Os dois, então, corriam em direções opostas ao redor do círculo. Quando eles se encontravam, apertavam as mãos, balançavam os braços no ar uma vez e corriam para o espaço vago. A criança que chegasse lá primeiro permanecia no círculo, enquanto o outro tomava a vez e recomeçava a brincadeira.

Jogos infantis no início do século 20
Crianças no início do século 20 brincavam de amarelinha (Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível