×
Loading ...

Jogos sobre diversidade para crianças pequenas

Atualizado em 26 junho, 2018

Jogos ensinam às crianças a respeitar e celebrar as diferenças nos seres humanos. Aprender aspectos de diferentes culturas acrescenta uma experiência diferente para cada criança. Ensiná-las sobre diversidade também auxilia na percepção de que somos todos humanos, apesar da diferença na aparência, na vestimenta e nas ações. Brincadeiras são ótimas para distrair crianças e ensiná-las sobre o conceito de diversidade.

Brincadeiras ajudam as crianças a perceber e celebrar as diferenças (playing children image by Marzanna Syncerz from Fotolia.com)

Quem nunca?

Essa brincadeira é boa para quebrar o gelo e aquecer um grupo de crianças. Existem muitas variações, dependendo de como você pretende brincar. O objetivo é fazer com que as crianças percebam que elas compartilham experiências e possuem algo que o outro nunca fez, fazendo com que elas descubram semelhanças entre si, o que não fariam apenas conversando. Para brincar, as crianças devem ser colocadas em círculo, e é feita uma pergunta pelo líder do grupo. Você pergunta, por exemplo, quem já saiu do país ou se já viveu em outra cidade ou estado. Aqueles que responderem "sim" vão para o meio da roda e batem as mãos, como em um cumprimento. Nessa hora, você pode acrescentar algo mais desafiador ao jogo, caso queira.

Esse desafio pode ser o seguinte: coloque uma criança no meio da roda e faça a pergunta. Todas as crianças que responderem sim à pergunta devem trocar de lugar, e a criança do meio deve tentar pegar o lugar de uma dessas crianças, sobrando uma criança para ficar no meio. Essa versão funciona melhor com cadeiras, pois assim é mais fácil identificar lugares vazios.

Loading...

Bingo das diferenças

Esse bingo leva para as crianças o conceito das coisas semelhantes em culturas diferentes. Em cada espaço do bingo, coloque uma imagem de algo que pertença a alguma cultura específica, como hashis (pauzinhos para comer comida japonesa), uma cruz celta, um sombrero ou um sari indiano. Você também precisa de um grande conjunto de cartas para ir mostrando às crianças: conforme você mostra uma figura, diga o que ela contém e de qual cultura vem.

Descubra o mestre

As crianças são divididas em grupos pequenos, e cada um escolhe um líder, sem contar quem é para os outros grupos. Em um pedaço grande de papel, o grupo escreve ou desenha algo que seja relacionado com o líder, sem contar exatamente quem é. Pode ser uma descrição física, gostos, coisas que ele fez ou lugares que visitou. Cada grupo apresenta sua informação e o resto tenta adivinhar quem é o líder. Essa brincadeira auxilia as crianças a perceber que existe mais em uma pessoa do que parece, auxiliando no aprendizado sobre outras pessoas e dando a elas mais valor.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...