Jogos violentos causam problemas de comportamento em adolescentes?

Escrito por hans fredrick | Traduzido por carolina rico
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos violentos causam problemas de comportamento em adolescentes?
Jogos modernos podem ser muito mais violentos que os antigos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Desde os primórdios do videogame, o debate sobre qualquer efeito psicologicamente negativo que podem exercer sobre as crianças existe. Quanto mais realistas e violentos ficam os jogos, mais esse argumento é usado. Coisas como o sistema de classificação de jogos foram colocados em prática para tentar evitar que as crianças joguem aqueles muito violentos, mas a questão sobre como afetam adolescentes ainda não foi definitivamente respondida.

Outras pessoas estão lendo

Função cerebral

Estudos sobre esse assunto ficaram tão intensos que os pesquisadores examinaram os efeitos de jogos violentos no cérebro de adolescentes usando técnicas de imagens cerebrais. Um estudo em 2006 da Indiana University, mostrou alguns efeitos no cérebro de adolescentes que jogam jogos violentos. O escaneamento cerebral conduzido na criança mostrou que esse era praticamente simulado e que o controle próprio era potencialmente reduzido após tais jogos. Muitas questões permanecem sem resposta no entanto, como por quanto tempo esses efeitos duram.

A galinha ou o ovo?

Um dos problemas existentes sobre a questão ligando jogos violentos com a violência entre adolescentes é o que causa o que. Alguns sugerem que os jogos ajudam a trazer tendências violentas. Outros, no entanto, sugerem que podem ser adolescentes com inclinações naturais para violências que são atraídos por esse tipo de jogo. Até agora, tem sido difícil provar qual desses cenários é mais provável que o outro.

Porque o videogame pode impactar adolescentes

Os videogames oferecem uma forma diferente de exposição à violência que um adolescente teria ao assistir um filme violento. Essas diferenças fazem com que alguns pais e pesquisadores questionem se o jogo tem mais probabilidade de causar um comportamento violento em adolescentes. O primeiro fator é que a pessoa se coloca no lugar do personagem, como em jogos de tiro em primeira pessoa, diferente de assistir de fora uma pessoa que age violentamente em um filme. O segundo fator é a repetição. Muitos jovens jogam por horas todos os dias e, repetem atos violentos no jogo centenas de vezes em um dia. A repetição pode causar um grande efeito, maior do que a exposição à violência por um curto período causaria.

O ERSB

Um dos métodos primários implementados para tentar reduzir o impacto de jogos realistas extremamente violentos é o sistema de classificação. O Entertainment Software Rating Boards (tabela de classificação de jogos) manda uma classificação para todos os jogos que chegam ao mercado. Muitos deles com violência intensa ou sangue realista são classificados como M de maduro. Crianças com menos de 17 anos não devem poder comprar tais jogos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível