Mais
×

O lado negativo da tecnologia nos relacionamentos

Nas últimas décadas, a tecnologia transformou o modo como as pessoas se comunicam e interagem. Smartphones, tablets e redes sociais passaram a fazer parte da vida de boa parte das pessoas e, embora tenham trazido grandes avanços e facilidades, também causam problemas. Segundo uma pesquisa do Pew Research Internet Project, a internet tem algum tipo impacto no relacionamento de 27% dos casais, número que chega a 45% nos casais mais jovens. De acordo com estudiosos, como o psicólogo irlandês Sally O’Reilly, o uso excessivo da tecnologia pode trazer para os relacionamentos problemas como perda de intimidade, distanciamento, ciúmes e falhas de comunicação.

A tecnologia pode trazer problemas para os relacionamentos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Distância física

A comunicação através de ferramentas como Facebook e Whatsapp ocorre principalmente a distância e por escrito. Embora esse tipo de interação seja eficiente para muitas coisas, quando se trata de um relacionamento amoroso, pode ser prejudicial, pois nesse tipo de relacionamento não é a mensagem a ser transmitida o principal. A voz, o cheiro, o contato visual, o contato físico e a linguagem corporal estão ausentes da comunicação por escrito -- e essas coisas fazem toda a diferença nos relacionamentos, pois é delas que a intimidade depende.

Distração

Quando as pessoas estão sempre atentas a seus smartphones, tabletes ou notebooks tendem a ignorar quem está ao seu lado, dando mais valor às relações virtuais do que às físicas. Isso que causa distanciamento e prejudica a relação. Uma pesquisa da Princeton Survey Research Associates International mostrou que 25% das pessoas sentem que o parceiro se distrai com o celular quando estão juntos e 8% tiveram discussões por causa disso. Quando a amostra analisada é de pessoas entre 18 e 29 anos, esses números saltam para 42% e 18%, respectivamente.

Problemas de comunicação

A pesquisa do Pew Project constatou que 25% dos casais se comunicam por meio de mensagens de texto mesmo quando os dois estão no mesmo ambiente. No entanto, a interação por escrito pode gerar diversos problemas de comunicação. Em primeiro lugar, o tom de voz, a linguagem corporal e o jeito de dizer, que muitas vezes definem o sentido de uma frase na fala, estão ausentes na escrita; assim o que era para ser uma brincadeira, por exemplo, pode soar como uma ofensa. Em segundo lugar, as pessoas se sentem mais livres para dizer por escrito o que não seriam capazes de dizer pessoalmente, o que pode gerar feridas duradouras.

Exposição

Uma das características das redes sociais é tornar público o que era privado e isso pode causar grandes transtornos para os relacionamentos, ao expor amizades e interações que podem gerar ciúmes.

Impacto na vida sexual

De acordo com a psicoterapeuta Lisa O’Hara, o uso excessivo de aparatos tecnológicos pode impactar até mesmo a vida sexual dos casais. Ter um smartphone ou um tablet perto da cama, ela afirma, pode fazer, em muitos casos, com que a pessoa se interesse mais pelo aparelho do que pelo parceiro ao lado.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article