Conhecimento

Que tipo de lâmpadas possuem gás criptônio em seu interior?

Escrito por tyler lacoma | Traduzido por thiago andre scarani
Que tipo de lâmpadas possuem gás criptônio em seu interior?

O criptônio é usado em lâmpadas incandescentes e de néon

ampoule electrique domestique image by Morad HEGUI from Fotolia.com

As lâmpadas e o ar não combinam. O oxigênio e as outras partículas inflamáveis do ar podem destruir os filamentos das lâmpadas incandescentes. As lâmpadas fluorescentes, por outro lado, não usam ar, mas uma mistura de gases específicos para produzir luz. O criptônio possui utilidade em ambos os tipos de lâmpadas.

Outras pessoas estão lendo

Gás criptônio

O criptônio é um elemento puro da tabela periódica, conhecido como um gás nobre. Outros gases, como o xenônio e o néon, pertencem à mesma família e são muito populares para uso em iluminação. Os gases nobres são geralmente inertes e se mantêm estáveis, mesmo na presença de calor e eletricidade. O criptônio é usado muito raramente de forma comercial em aplicações que não sejam a iluminação.

Incandescente

As lâmpadas incandescentes usam um filamento para produzir luz -- uma corrente elétrica passa pelo filamento e a resistência do tungstênio cria calor e luz. A maioria das lâmpadas deste tipo usam gás argônio ou uma mistura que o inclua, pois o ar normal reduziria drasticamente a vida útil do filamento. Algumas lâmpadas, porém, usam uma mistura de criptônio, pois este gás reduz a velocidade do processo de queima, fazendo o tungstênio durar mais, mas elas são muito mais caras do que as incandescentes comuns.

Halógenas

As lâmpadas halógenas são parecidas com as incandescentes, mas incluem um gás halogénio, como o iodo. Este gás devolve as pequenas partículas de tungstênio, que se queimam, para o filamento, aumentando significativamente a vida útil dá lâmpada. Esses modelos costumam ser menores do que as incandescentes normais, o que faz com que seja mais barato enchê-las com criptônio, em vez de argônio. O criptônio faz com que elas durem ainda mais.

Néon

As luzes de néon nem sempre usam este gás, mas quase sempre incluem uma mistura de gases nobres, além de mercúrio e outros elementos. Isso permite que elas brilhem de cores diferentes, conforme a corrente elétrica passa pelo gás. O criptônio é mais usado nessas luzes do que o néon em si, e ajuda esses tubos a ficarem mais amarelados.

Usos

A luz brilhante do criptônio incandescente, que brilha ao ser energizado por uma corrente, possui usos além das placas simples de néon. Por sua luz ser brilhante, ele costuma ser usado em luzes de aeroporto, para que os aviões vejam a pista mais facilmente em condições de névoa. As lâmpadas também são usadas como luz de fundo de alguns projetores de cinema.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media