Lanches de Natal saudáveis para crianças

Escrito por zora hughes | Traduzido por andressa v. da nobrega
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Lanches de Natal saudáveis para crianças
Encoraje seus filhos a fazer escolhas saudáveis em relação à comida (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Durante as festas de fim de ano, o foco das crianças é nos presentes que esperam ganhar e em todos os doces que vão comer, como biscoitos, bolos e balas. Pode ser que não gostem muito, mas diga a seus filhos que eles podem comer versões ou alternativas mais saudáveis dos seus lanches preferidos. Convide-os para que eles ajudem você na cozinha para que possam ver em primeira mão como fazer escolhas saudáveis em relação à comida de fim de ano.

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Biscoito crocante saudável de gengibre

Dê às crianças esta versão mais saudável comparado aos clássicos biscoitos de gengibre, típicos do final do ano. Em uma vasilha grande, misture uma xícara de açúcar mascavo com 1/3 de xícara de óleo e adicione um ovo grande e 4 colheres de sopa de melaço (caso queira tornar a receita ainda mais saudável, substitua o melaço por molho de maçã). Junte duas xícaras de farinha integral peneirada, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 1 1/4 de colher de sopa de canela em pó, 1 1/4 de colher de sopa de gengibre raspado e 1/3 de colher de sopa de sal; mexa até que todos os ingredientes fiquem bem misturados. Modele a massa em bolas de 2,5 cm de diâmetro e passe em açúcar mascavo. Coloque as bolas em uma assadeira não untada deixando uma distância de 2,5 cm entre elas. Asse os biscoitos a 176 ºC por entre 10 a 12 minutos. Deixe esfriar em uma grelha.

Castanhas torradas

Como diz uma conhecida música de Natal norte-americana, durante as festas de final de ano na Europa e em outras partes do mundo, as castanhas são torradas no fogo... ou no forno. Com menos gordura e calorias que outras nozes, as crianças gostarão de retirar a casca das castanhas para comer o interior doce e morno. Pré-aqueça o forno a 218 ºC. Coloque as castanhas em uma assadeira achatada e faça uma abertura em cada casca para deixar o vapor sair. Asse-as por um período de 15 a 20 minutos. Ao removê-las do forno, deixe que esfriem por 10 minutos. Descasque as castanhas e elas estarão prontas para consumo.

Granola feita em casa

A granola é um lanche saudável para qualquer época do ano, mas adicionar frutas vermelhas secas e canela dará a ela um toque mais festivo. Em uma tigela grande, misture duas xícaras de aveia com uma xícara de gérmen de trigo, uma xícara de amêndoas fatiadas, 1/2 xícara de sementes de gergelim, 1/4 de açúcar mascavo, uma colher de sopa de canela e 1/4 de colher de sopa de sal. Junte 1/3 de xícara de óleo vegetal, 1/3 de xícara de mel e 1/3 de xícara de água no centro da tigela. Misture bem. Distribua a mistura em uma assadeira de biscoitos e cozinhe por 40 minutos a 149 ºC. Mexa a mistura a cada 10 minutos para que não grude. Deixe que esfrie completamente e, então, acrescente as frutas vermelhas secas.

Salada de frutas verde e vermelha

Para essa salada, seu filho pode ajudar a escolher frutas verdes e vermelhas na mercearia. Selecione frutas tais como melão, maçãs verdes, uvas verdes e kiwi para as frutas verdes; morangos, maçãs vermelhas, frutas vermelhas secas, cerejas e uvas vermelhas para as frutas vermelhas. Lave, descasque e corte as frutas. Misture todas elas ou arranje-as em uma bandeja para que pareça com uma guirlanda de Natal. Coloque iogurte de baunilha no centro para acompanhar.

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