Mais
×

Como fazer uma lareira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Aquecedores de queima de madeira começaram como simples fogareiros portáteis para uso ao ar livre. Versões modificadas e mais complexas são usadas ​​atualmente como eficientes fogões para interiores, que podem ser construídos em forma de móveis que irradiam calor. Há quatro partes principais para um aquecedor, a reserva de combustível, o forno, o radiador e o exaustor. Alguns benefícios do aquecedor incluem a diminuição do consumo de combustível, o aumento da irradiação de calor, o baixo custo, a fácil construção, a exaustão limpa e o fogo de longa duração. Um dos mais simples aquecedores pode ser feito com argila, duto de lata e um barril.

Instruções

Lareiras fornecem muito mais calor do que fogueiras tradicionais, gastando a mesma quantidade de madeira (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque 30 cm de tubo de metal no piso. Anexe um cotovelo de 90° em cada extremidade, para criar dois tubos voltados para cima. Fixe um pedaço de 90 cm de canalização reta no cotovelo a partir da extremidade que usará como lareira. Essa será a câmara de combustão.

  2. Coloque o duto de metal no restante da trincheira, deixando cerca 15 cm de espaço entre o cotovelo voltado para cima e o novo duto. Anexe um cotovelo no final do duto recém-colocado e mantenha-o para cima e ao ar livre, para a exaustão. A exaustão será de vapor, principalmente, mas ainda deverá ser ventilada para fora.

  3. Construa uma plataforma de argila ao redor do local da câmara de combustão, para que o tambor possa ficar estável. Deixe um espaço na argila para o ar escapar pela tubulação de exaustão, assim que o tambor for colocado na parte superior do tubo exposto mais alto. Sele o resto completamente. Coloque o tambor sobre o meio do tubo exposto, a fim de que o condutor interno fique perto do topo e haja espaço em torno do tubo e do tambor. O único orifício deixado abaixo do tambor deverá ser um pequeno círculo com a medida correta para permitir que o cano de fumaça chegue ao tubo de exaustão.

  4. Pressione o tambor na argila para baixo, criando um selo. Reforce a vedação com argila adicional aplicado-a em toda a borda do tambor. Cubra com argila o restante do tubo exposto até atingir a altura e a forma que preferir. O duto de radiação poderá ser projetado para fazer um loop para trás ou para cima, para criar uma área maior de aquecimento, se desejar.

  5. Coloque uma tampa de exaustão na extremidade de ventilação aberta do sistema, para evitar que a chuva e o detritos entrem no tubo. Coloque gravetos e madeira na lareira e acenda-a. Teste o sistema, procurando por vazamentos, observando enquanto a lareira queimar.

Dicas

  • Outros materiais mais refinados podem ser utilizados para cobrir o aquecedor, para torná-lo mais uma do mobiliário com uma fonte de calor.

Aviso

  • O uso de fogo dentro de casa é sempre um perigo potencial, tanto pela fumaça quanto pela chama. Tome muito cuidado, para garantir que não haja vazamento de fumaça do aquecedor e não escape faíscas.
  • Nunca deixe o fogo queimar sem que alguém esteja por perto.

O que você precisa

  • Tambor de aço
  • Lenha
  • Argila (mistura de terra, areia e água)
  • Dutos de aquecimento de metal e curvas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article