Por que o leite azeda?

Escrito por chris brower | Traduzido por elimar martins
Por que o leite azeda?
O leite apresenta uma data de validade estampada em sua embalagem (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

O leite é uma parte importante do café da manhã de muitos brasileiros, e é extremamente desagradável começar o dia percebendo que ele está azedo. Nesse estado, ele não só apresentará um sabor estranho, mas também exalará um odor ruim. O leite azeda quando as bactérias naturalmente presentes no líquidos consomem seu açúcar, produzindo o ácido lático.

Bactérias

O leite contém bactérias que, inicialmente, são benéficas, assim como lactose, uma forma de açúcar. Após um período de tempo, elas consomem a lactose para produzir mais bactérias. O resultado do processo é o ácido lático, responsável pelo sabor azedo. O leite perde sua suavidade e coalha, o que o torna desagradável para beber ou usar.

Usos para o leite azedo

Embora o leite azedo deva ser descartado domesticamente, ele possui muitas aplicações. É usado na fabricação de queijos e iogurte. No entanto, esses produtos não podem ser produzidos com o leite que estragou em sua geladeira, por exemplo. Eles são feitos com bactérias especiais, que não afetarão seu estômago ou produzirão um sabor revoltante.

Data de fabricação e validade

O leite apresenta sua data de fabricação e validade estampadas em sua embalagem. Não há garantias de que o leite se tornará azedo na data definida, mas há uma grande possibilidade. Preferencialmente, escolha o produto que apresentar uma data de validade o mais futura possível e consuma-o dentro desse período de tempo. As mercearias e supermercados geralmente armazenam os leites em geladeiras e organizam os mais antigos na parte da frente, enquanto os mais novos são deixados na parte de trás do aparelho.

Armazenagem

O leite deve ser sempre mantido na geladeira quando não estiver sendo utilizado. Acostume-se a devolvê-lo para o refrigerador logo após utilizá-lo. Não o deixe em temperatura ambiente por longos períodos. Para ajudar a determinar se o líquido azedou, cheire-o ou prove-o. Atente-se à data de validade e não o utilize após esse prazo.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível