Como ler um livro corretamente

Escrito por sarah brooks | Traduzido por rafaela rog
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ler um livro corretamente
Ficção ou não ficção, fique atento ao que o autor está lhe dizendo (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Livros têm começo, meio e fim. Portanto, devem ser lidos do início ao fim. Para ler um livro corretamente, você deve prestar atenção a sua importância. Ao ler livros de não ficção é importante ler o texto como um todo, mas tendo em mente apenas os pontos principais que o autor está tentando transmitir. Quando a obra for uma ficção, leia o livro como um todo, mas pare algumas vezes para refletir sobre os personagens e o desenvolvimento do enredo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Lendo não ficção

  1. 1

    Escolha um lugar calmo e bem iluminado para iniciar sua leitura. Desligue o telefone se for preciso e certifique-se que você não irá distrair-se com a janela ou televisão. É mais provável que você se concentre melhor nas palavras que estiver lendo quando não estiver sendo distraído por ruídos ou estímulos visuais.

  2. 2

    Decida quanto tempo você vai dedicar para a leitura. Por exemplo, se você tem um livro texto de 250 páginas, separe quatro horas para uma leitura detalhada e uma hora para tomar notas. Você pode fazer ajustes nesse esquema dependendo do quão longo é o material de leitura e do grau de dificuldade que ele apresenta.

  3. 3

    Faça anotações no livro. Se o livro for seu, faça anotações com símbolos nos parágrafos. Por exemplo, se você achar algo que julgue ser importante, desenhe uma pequena estrela perto de tal informação. Se você está incerto sobre algo e acha que precisa pesquisar mais, coloque um ponto de interrogação.

  4. 4

    Destaque títulos, passagens, frases e palavras que parecem ser importantes. Isso pode incluir datas, nomes próprios e definições. Tenha sempre um dicionário perto, caso apareça alguma palavra com a qual você não estiver familiarizado.

  5. 5

    Fique atento para listas. Por exemplo, um autor pode escrever "As três consequências desse grande evento incluem" e depois dar exemplos que podem tomar todo um parágrafo e até mesmo uma página. Assim, tome notas sobre esses exemplos.

  6. 6

    Ao final de sua leitura, escreva respostas para as perguntas e defina termos importantes. Para cada 100 páginas do texto lidas você deve ter, mais ou menos, de três a cinco páginas de anotações. Use suas próprias palavras para responder a seus questionamentos. Se você estiver usando um computador para fazer anotações, não copie e cole do texto que estiver sendo lido.

  7. 7

    Ao ler, confie em sua memória. Você não precisa decorar o livro inteiro para entender bem os conceitos. Quando terminar de fazer anotações, leia o que você escreveu algumas vezes. Cubra os termos e definições com a mão e tente acertar, sem ver, o que eles significam e qual sua importância.

    Lendo ficção

  1. 1

    Escolha um livro que lhe interesse. É mais provável que o leitor ávido termine de ler um livro que seja baseado em algo com o qual ele se identifica. Por exemplo, se seus filmes preferidos são os de terror, tente ler um romance de Stephen King.

  2. 2

    Escolha um lugar calmo, como uma biblioteca ou uma cafeteria, onde você possa ler seu livro com pouca ou nenhuma distração.

  3. 3

    Leia a biografia do autor, que normalmente se encontra na parte de trás do livro. Leia a sinopse presente na contracapa para familiarizar-se com o livro.

  4. 4

    Acompanhe o livro capítulo a capítulo. A medida que você for lendo, pare um momento ao final de cada capítulo e pense nos personagens e no que está acontecendo na história. Tente adivinhar o que está por vir no próximo capítulo. Assim, você estará se desafiando a prosseguir com a leitura.

Dicas & Advertências

  • Não ficções tendem a apresentar uma estrutura tipo "ampulheta", com informações mais gerais sendo oferecidas ao leitor no início e fim do livro como um todo, a cada parágrafo ou capítulo. Informações mais detalhadas encontram-se normalmente no meio do texto.
  • Nem todos os livros de ficção vão conseguir prender sua atenção. Tente ler os primeiros capítulos e, caso você realmente não se sinta envolvido pelo livro, não se preocupe: há muitos outros livros na biblioteca.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível