Quanto tempo leva para uma lesão no tendão se curar?

Escrito por steve silverman | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quanto tempo leva para uma lesão no tendão se curar?
Lesões musculares podem ser bem doloridas (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

O músculo do tendão na parte traseira da coxa é um dos maiores e mais poderosos músculos do corpo. Ele fornece poder de explosão durante eventos esportivos, como corridas e saltos, e é também um músculo importante para as atividades diárias, como caminhar, correr ou andar de bicicleta. Quando uma lesão muscular ocorre, ela pode ser bem dolorida e levar um bom tempo para se curar, dependendo de sua severidade.

Outras pessoas estão lendo

Distensão do tendão

Este é o caso menos grave das lesões de tendão. A distensão do tendão geralmente ocorre quando você utiliza o músculo mais frequentemente do que o normal. Por exemplo, você pode ter cortado a grama em sua casa pela primeira vez durante a época em que a grama está alta demais. Empurrar o cortador pode ter sobrecarregado seu tendão e você sente uma pontada ou súbita sensação de queimação. Pare o que estiver fazendo e coloque gelo sobre o tendão para reduzir o inchaço e o desconforto. Uma distensão de tendão pode exigir um ou dois dias de repouso e o uso de um curativo elástico antes de você retomar suas atividades.

Quanto tempo leva para uma lesão no tendão se curar?
Uma distensão de tendão pode exigir um ou dois dias de repouso e o uso de um curativo elástico (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Tração do tendão

Um outro tipo de lesão decorrente de sobrecarga e esforço muscular exagerado é a tração. Quando você traciona o músculo, o que geralmente ocorre após um movimento repentino em meio a uma outra atividade, você sente imediatamente uma dor e sua atividade torna-se limitada. Você deve então passar de uma posição ativa para uma de repouso e submeter-se ao tratamento: aplicação de gelo, repouso e analgésicos (Advil, por exemplo), se necessário. A tração de tendão deixará algumas pessoas impossibilitadas de executar suas atividades normais por três dias a duas semanas.

Quanto tempo leva para uma lesão no tendão se curar?
Um outro tipo de lesão é a tração do tendão (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Ruptura de tendão

Esta é uma das lesões mais doloridas que um atleta pode enfrentar e geralmente ocorre no meio de algum evento esportivo. Esta lesão geralmente ocorre quando o atleta ultrapassou seus limites. Ela é frequente em pistas e campos e também ocorre com bastante frequência em campos de futebol. Corredores devem percorrer 100 ou 200 metros, e se os músculos dos tendões não estiverem devidamente relaxados ou descansados antes de um evento, eles podem sofrer uma ruptura. O mesmo tipo de lesão ocorre em campos de futebol quando um jogador corre e muda de direção subitamente. Quanto mais alta a ruptura muscular ocorre, mais dolorida a lesão. Uma ruptura total de tendão pode requerer cirurgia e um período de reabilitação de três meses. Uma ruptura parcial necessita de gelo, repouso e reabilitação, que pode durar de duas semanas a dois meses.

Quanto tempo leva para uma lesão no tendão se curar?
Uma ruptura parcial necessita de gelo, repouso e reabilitação, que pode durar de duas semanas a dois meses (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Prevenção/solução

O ideal para evitar uma lesão de tendão é alongar-se adequadamente antes de utilizar os músculos, hidratar-se e alimentar-se de forma saudável. Reserve um tempo para se alongar antes de participar de algum evento esportivo ou fazer alguma atividade doméstica pesada. Além disto, beba uma garrafa de água por hora quando estiver praticando atividades físicas para manter os músculos relaxados. Alimentar-se bem, com frutas e vegetais, e evitar alimentos gordurosos irá auxiliar na saúde geral de seus músculos maiores.

Quanto tempo leva para uma lesão no tendão se curar?
Alimente-se bem (ITStock Free/Polka Dot/Getty Images)

Efeitos

Uma lesão de tendão pode ser descrita como um tipo de dor intensa que ocorre repentinamente. Quando alguém sofre uma tração ou ruptura grave, o músculo tende a se enrolar como uma persiana que se enrola de forma explosiva. A pessoa pode desmaiar de dor e sofrimento. A aplicação de gelo é sempre a primeira medida a ser tomada, sendo o repouso geralmente recomendado. Além disto, se o atleta já sofreu uma tração ou ruptura importante e tenha se recuperado, é provável que a pessoa sofra uma lesão semelhante no futuro.

Quanto tempo leva para uma lesão no tendão se curar?
A aplicação de gelo é sempre a primeira medida a ser tomada (Barry Austin/Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível