O que é um levantamento de porte bruto?

Escrito por edward malone | Traduzido por mayara leal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é um levantamento de porte bruto?
O porte bruto do navio reflete quanto ele pode transportar com segurança (Stephen Schauer/Lifesize/Getty Images)

Todos os navios têm uma capacidade limitada para transportar carga, combustível, tripulação, suprimentos e outros itens. Especialmente em cargueiros, os proprietários e operadores tentam transportar o máximo de carga possível sem pôr em perigo a tripulação ou o navio. Um levantamento de porte bruto ajuda a determinar quanto um navio pode carregar.

Outras pessoas estão lendo

A importância de saber sua capacidade

Um objeto flutuante afundará se estiver com sobrecarga. Quanto mais massa a bordo de um navio, menos ele flutua. Geralmente, quanto menos o navio flutuar, menor será sua capacidade de navegar e sobreviver a um tempo forte. Hoje em dia, a necessidade de equilibrar a carga a bordo com a capacidade real de carga do navio é refletida na marca de Plimsoll. Estabelecida em 1875, essa linha é vista nos lados dos navios cargueiros e tem uma série de escotilhas, que exibem a profundidade máxima em que o navio pode ser seguramente carregado.

O que é um levantamento de porte bruto?
Todo navio de carga tem uma marca que mostra a profundidade máxima em que ele pode ser carregado (Stephen Schauer/Lifesize/Getty Images)

Deslocamento e porte bruto

O peso de um navio é geralmente descrito em termos de deslocamento, ou seja, a quantidade de água que deve ser deslocada para mantê-lo flutuando. Um deslocamento leve é o peso do navio totalmente vazio. Um deslocamento carregado leva em consideração seu peso com tudo o que for necessário para uma viagem, incluindo a carga, o lastro e combustível do navio, a tripulação e os passageiros, e seus itens de sobrevivência - água, alimentos e suprimentos. A diferença entre o deslocamento leve e o carregado é o seu peso morto, que é de aproximadamente 1000 toneladas.

Pesquisas de porte bruto

Uma pesquisa de porte bruto é o estudo de um navio para determinar a quantidade total de carga e suprimentos que ele pode transportar. Essa pesquisa pode incluir informações do projeto do navio e especificações de origem, bem como vistorias do seu calado e outros pontos técnicos. Outra forma importante de determinar o porte bruto do navio ou sua capacidade de carga é pelo seu espaço físico interno. Quanto mais um navio for carregado com eficiência - desde que esteja dentro das margens de segurança - mais do seu espaço de carregamento total será preenchido, aumentando seu peso morto. As pesquisas de porte bruto são importantes para os armadores e operadores, pois determinam quanto em carga valiosa pode ser transportado em cada viagem.

Outras medidas

Existem várias outras medidas para descrever o tamanho e a capacidade dos navios. O porte bruto é o peso morto menos o peso da tripulação, de suas lojas, do combustível e outros itens que não são considerados carga, mas necessários para a viagem. A tonelagem de arqueação bruta (TAB) é a função do espaço no interior de um navio. Cada tonelada de arqueação corresponde a 2,83 m³. A tonelagem de arqueação líquida (TAL) calcula a perda do espaço de transporte de carga para os motores do navio, cabines de tripulação abaixo do convés, funções de navegação e outros.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível