Mais
×

Como lidar com uma criança manhosa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

"Mas, Mammmmmãeeeeeeeee, eu quero." Para a maioria dos pais, o som de uma criança choramingando é o equivalente a arrastar as unhas em um quadro-negro ou o zumbido de uma broca de dentista. Em poucos passos, você vai aprender a fazer seu filho parar de choramingar (ou pelo menos tornar menos doloroso).

Instruções

Como lidar com um filho manhoso
  1. Observe o motivo. O seu filho choraminga durante determinados momentos do dia? Talvez ele esteja choramingando por estar muito cansado ou com fome. Antes que você possa efetivamente corrigir o comportamento, procure saber se há outros fatores envolvidos também.

  2. Defina o tipo de choro. Mesmo que seu filho aja como um manhoso profissional, ele pode nem sequer saber o que significa o termo. Mostre a ele o que é uma voz normal comparada a uma voz chorosa. Dessa forma, quando você pedir para parar de choramingar, terá certeza de que ele entende sobre o que você está falando.

  3. Dê atenção ao seu filho. Peça para que ele faça seu pedido em um tom normal. Quando ele o fizer, mostre que você vai ouvir e atendê-lo quando se comportar adequadamente.

  4. Encontre um lugar para a manha. Se tudo mais falhar e seu filho continuar a fazer manha, encontre um lugar (como o quarto) onde ambos possam ter um pouco de sossego.

Dicas

  • Fique firme e não ceda às manhas.
  • Use o reforço positivo e muitos elogios.
  • Tente um "pote da manha" para crianças mais velhas. Peça-lhes para colocar uma moeda dentro do pote cada vez que fizerem manha.
  • Incentive seus filhos a anotar seus pensamentos. Se eles não conseguem se comunicar sem choramingar, faça-os manter um diário sobre seus sentimentos ou faça com que anotem. Deixe-os saber que você vai ficar a par de tudo o que eles decidirem anotar.

O que você precisa

  • Paciência
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article