Como lidar com pessoas que discordam de você

Escrito por lisa finn Google | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como lidar com pessoas que discordam de você
Não é preciso brigar com alguém que discorda de você (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Aprenda como lidar com pessoas que expressam desconforto ou discordam de algo em que você acredita. A discórdia é uma parte da vida, e até mesmo grandes amigos podem ter opiniões diferentes às vezes. Mas quando alguém, ou um grupo de pessoas, discorda de uma decisão ou ação que você acredita estar certa, tentar persuadi-los e fazê-los entender seu ponto de vista nem sempre é fácil ou até mesmo necessário.

Outras pessoas estão lendo

Fique calmo

Irritar-se e ficar na defensiva deixa todo mundo apreensivo. Fique quieto se o tom de voz de alguém for acusador. Escute os motivos da pessoa para discordar de você e, antes de começar a argumentar, pergunte se ela está pronta para escutar suas opiniões e as intenções de suas ações. Isso acalma a conversa de maneira educada e relembra a pessoa de que um diálogo adequado deve acontecer.

Como lidar com pessoas que discordam de você
Espere sua vez antes de falar (Christopher Robbins/Photodisc/Getty Images)

Escute os argumentos

Sem tomar uma atitude defensiva, escute o outro lado. É contraprodutivo atacar alguém verbalmente, seja pessoalmente ou pela internet, ou fazer pouco caso dos pensamentos de alguém mostrando uma linguagem corporal negativa. Quando você escuta outros pontos de vista, adquire conhecimento e demonstra respeito. Ignorar sua mãe porque ela discorda de sua opinião, por exemplo, dá a ela mais motivos para pensar que está certa. Deixe que os outros falem, escute as opiniões deles e depois pense sobre o que todos estão vendo e você não.

Como lidar com pessoas que discordam de você
As divergências geralmente vêm de pessoas que se importam (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Explique

Declare no que você acredita e justifique suas ações. Por exemplo, se um colega de trabalho quiser saber porque você deu a um cliente um prazo impossível de cumprir, relembre seu processo de pensamento. Usando uma voz calma e controlada, declare os motivos que você acredita que possam justificar suas ações. Utilize uma linguagem corporal forte, olhe a pessoa nos olhos, alinhe seus pés, quadris e ombros e esvazie suas mãos. Fique firme e relaxado para que os gestos naturais de suas mãos sejam feitos.

Como lidar com pessoas que discordam de você
Mantenha uma postura e voz firmes (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Persuasão

Permaneça fiel às suas convicções. Não hesite para acalmar alguém ou um grupo de pessoas quando você discorda deles. Em vez disso, abra sua mente para explicar aos outros as suas conclusões. Dê exemplos que apoiem a sua teoria, apresente dados reais se for possível e concentre-se em capacitar aqueles que discordam de você. Continue baseando-se em fatos e controle seu ego. Diga frases como "Você está certo, contudo..." ou "Vou pensar sobre isso, mas...". Esses tipos de declarações agradáveis aliviam a tensão para que a pessoa possa apreciar seu ponto de vista.

Como lidar com pessoas que discordam de você
Apresente informações que possam convencer a outra pessoa (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Pare a discussão

Termine a conversa com qualquer pessoa que lhe desmente, em vez de desmentir suas ações. Quando a discussão se torna pessoal e os argumentos só parecem piorar a situação, retire-se educadamente. Diga que gosta de conversar quando a conversa é de duas vias. Se estiver na internet, evite xingar a outra pessoa ou fazer comentários que você sabe que a irritarão.

Como lidar com pessoas que discordam de você
Fique calmo antes de escrever algo do qual possa se arrepender (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Concorde em discordar

Discutir ou tentar persuadir infinitamente alguém a entender o seu lado é uma perda de tempo. Quando não conseguir chegar a um consenso, admita isso e siga em frente. Às vezes, é importante aceitar uma divergência para que um relacionamento do trabalho continue intacto ou um membro da família não se sinta desconfortável. As negociações sempre podem ser feitas no futuro.

Como lidar com pessoas que discordam de você
Seja gentil e esqueça a desavença (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível