Como lidar com o nervosismo

Escrito por naomi vogel | Traduzido por juliana néris nakanejo
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Como lidar com o nervosismo
Sacudir os pés e viver o nervosismo não são a sua única opção. Lidar com ele é a maneira mais saudável (nervous feed image by studio vision1 from Fotolia.com)

O nervosismo pode acometer repentinamente pessoas em várias circunstâncias, em ambientes sociais, problemas financeiros, situações no trabalho e preocupação sobre o futuro. Frequentemente, essa sensação dura mais que a própria situação. Muitas vezes as pessoas continuam nervosas logo após vivenciar o problema ou muito antes do evento acontecer. Há maneiras para lidar com isso e até mesmo eliminá-lo quando surgir.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Bicicleta ou outra maneira de exercitar
  • Livros
  • Diários
  • Comida saudável
  • CDs ou DVDs de meditação
  • Livros ou DVDs de Yoga
  • Filmes engraçados

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Instruções

  1. 1

    Dê uma volta de bicicleta ou pratique alguma outra forma de exercício quando começar a sentir-se nervoso sobre alguma coisa. Se você não pode se exercitar no momento do nervosismo, tente fazer alguma forma de movimento físico. Apenas se movimentar pode acalmar os nervos.

    Como lidar com o nervosismo
    Dê uma volta de bicicleta quando se sentir nervoso (cute teen bike rider image by Wendi Evans from Fotolia.com)
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    Elimine a cafeína da sua dieta. Cafeína pode causar sensação de agitação e nervosismo.

    Como lidar com o nervosismo
    Corte cafeína da sua dieta (glass of soda image by Kalani from Fotolia.com)
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    Sinta-se nervoso quando não puder fazer nada a respeito. Nervosismos geralmente duram cerca de 45 minutos no máximo. Se você tentar bloqueá-lo ou lutar contra ele, pode prolongar a situação por mais tempo.

    Como lidar com o nervosismo
    Permita-se ficar nervoso (woman biting her nails image by forca from Fotolia.com)
  4. 4

    Lembre-se que você já passou por situações ou problemas semelhantes no passado. Tente pensar em como agiu em situações similares, como lidou com elas ou como a tensão foi embora.

  5. 5

    Evite pensar em problemas futuros. Pergunte-se duas coisas: "Isso é uma coisa que irá acontecer logo?" e "Posso fazer alguma coisa a respeito agora?". Se as respostas forem "não", então diga a si mesmo que fará algo sobre isso depois.

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    Coma comida saudável e certifique-se de que contenha grãos, frutas, vegetais e proteínas todos os dias. Comer saudavelmente aumentará os níveis de serotonina no cérebro, que irá ajudá-lo a manter-se calmo e feliz.

  7. 7

    Distraia-se fazendo algo divertido. Assista a um filme engraçado, vá a um museu, leia um bom livro, vá à praia, jogue com os amigos ou faça qualquer coisa que goste.

  8. 8

    Medite e/ou faça Yoga diariamente. Meditação e Yoga podem aumentar seu bem estar físico, mental e espiritual, e também pode ajudá-lo a acalmar seus nervos.

  9. 9

    Mantenha um diário sobre as vezes que esteve nervoso e como pareceu mais tarde quando estava calmo. Faça uma lista com as coisas que fez para se controlar, como poderia ter lidado melhor e como não era uma coisa tão importante como pensou.

Dicas & Advertências

  • Se tentar esses passos e ainda se sentir muito nervoso, é mais indicado consultar um psicólogo ou médico para perguntar sobre uma medicação para ajudá-lo a melhorar.

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