Mais
×

Como lidar com o "tratamento do silêncio" de um amigo ciumento

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se seu amigo estiver lhe tratando com o "tratamento do silêncio", salve sua amizade usando táticas para lidar com a raiva, não importando o motivo do descontentamento dele.

Instruções

Tratamento do silêncio por causa de ciúmes (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Saiba por que o seu amigo está com ciúmes para descobrir o motivo do tratamento do silêncio. Se foi por causa de um erro ou algo indevido dito por você, tente chegar a um acordo através de uma conversa franca.

  2. Peça desculpas sinceramente se você fez algo que irritou seu amigo. Reconheça seus sentimentos e encontre uma maneira de corrigir a situação, se possível. Se você marcou um encontro com uma garota que sabe que ele gosta, por exemplo, cancele, pois sua amizade é mais importante.

  3. Dê um tempo para a pessoa lidar com o sentimento de ciúme, se for algo do qual você não tenha controle. Se a pessoa estiver com ciúme por conta de um motivo bobo, ela vai cair em si e voltar atrás se for de fato um amigo verdadeiro.

  4. Deixe mensagens na secretária eletrônica, envie e-mails ou mande mensagens de texto para que a pessoa saiba que você ainda valoriza sua amizade e espera que voltem a se falar em breve. Falar com a pessoa pessoalmente nesse momento alimentará a sua ira, enquanto as mensagens poderão ser lidas com a cabeça mais fresca e com o pensamento mais racionalizado.

  5. Passe algum tempo com outros amigos ou familiares, enquanto seu amigo estiver lhe ignorando. Fale que você quer voltar a ter contato com ele, mas que, se ele decidir lhe ignorar, a decisão será somente dele.

Dicas

  • Converse com seus pais, um professor ou orientador, se o tratamento do silêncio se transformar em assédio moral ou insultos, especialmente se ele se juntar a outras pessoas para fazê-lo.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article