×
Loading ...

Nitrato de bário e sulfato de sódio

O nitrato de bário e o sulfato de sódio reagem em conjunto para formar um sal solúvel, o nitrato de sódio, e um sal insolúvel, o sulfato de bário. O sulfato de bário é um dos compostos mais insolúveis já conhecidos. Embora muitas reações sejam reversíveis em condições adequadas, como um dos produtos desta reação é insolúvel na água, a reversibilidade da reação é perdida.

A reação

A reação química pode ser escrita como Ba (NO3) 2 + Na2SO4 ---> BaSO4 + 2 NaNO3

Ela diz que uma molécula de nitrato de bário reage a uma molécula de sulfato de sódio para produzir duas moléculas de nitrato de sódio mais uma molécula de sulfato de bário. Os produtos da reação são utilizados para o mundo comercial. As utilizações para o nitrato de sódio e o sulfato de bário são consideravelmente diferentes umas das outras.

Loading...

Usos do nitrato de sódio

Os nitratos são oxidantes fortes e o nitrato de sódio é utilizado na pirotecnia e em propelentes de foguete. Além disso, é uma excelente fonte de nitrogênio nos fertilizantes e é importante em várias formulações de vidro e de cerâmica. O nitrato de sódio é empregado como um conservante antimicrobiano em produtos alimentícios, também.

Uso medicinal do sulfato de bário

Embora a maioria das fontes de bário sejam de toxicidade grave para os seres humanos, o sulfato — se pura — não o é. Isso ocorre em virtude do seu alto grau de insolubilidade. O sulfato de bário é útil como um agente de contraste na tecnologia de raios-X médicos. Ele é consumido na forma de uma refeição ou "milk-shake".

Outros usos do sulfato de bário

Existe uma série de utilizações menores, a maioria delas empregando o composto devido às propriedades físicas das suas partículas. Por exemplo, ele pode ser utilizado para cobertura de metal fundido em moldes, portanto, não irá causar aderência. Ainda que o nitrato de bário, um dos materiais de partida, seja frequentemente utilizado na pirotecnia, o sulfato de bário é empregado também em certos fogos de artifício.

Conselho

Use equipamento de proteção. As folhas de dados de segurança de materiais devem ser cuidadosamente revistas individualmente perante o indivíduo de pouco conhecimento que começa a usar qualquer uma destas substâncias, já que compostos de bário são altamente venenosos, e os nitratos são oxidantes violentos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...