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Lista de alimentos que são leves para o estômago

Atualizado em 17 abril, 2017

Quando se tem dores no estômago, comer certos alimentos pode piorar ainda mais a situação. A gastroenterite e outras condições médicas, como úlcera e perturbações digestivas, podem requerer uma dieta de alimentos mais suaves ou leves. Alimentos leves possuem baixo teor de gordura, fibras e sem condimentos. Eles são digeridos e se vinculam facilmente aos intestinos, sem produzir excesso de ácido estomacal ou irritar tecidos no aparelho digestivo.

Arroz branco ou integral é um exemplo de alimento leve (rice image by alri from Fotolia.com)

Pão integral

O pão integral se digere com facilidade, proporcionando fibras e ferro. Esqueça a manteiga, geleia e creme de amendoim, pois eles contêm gorduras irritantes ou açúcares.

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Legumes cozidos

Legumes cozidos ou no vapor são suaves, repletos de nutrientes e leves para o sistema digestivo. Não adicione manteiga, óleo e leite aos legumes, pois seu alto teor de gordura agrava o estado de sensibilidade do estômago.

Carnes magras

Frango ou peru fornecem ferro e proteínas para um estômago sensível. Coma apenas carne magra para evitar a gordura. Use métodos básicos de preparo, como grelhar ou assar, sem tempero, molho ou farinha para maximizar a digestão.

Frutas leves

Alimentos como molho de maçã e pêssego cozido são fáceis de mastigar e fornecem vitaminas. Descasque qualquer fruta antes de comer para evitar a passagem da textura áspera pelo aparelho digestivo. Evite todas as frutas cítricas, pois elas contêm altos níveis de ácido e podem agravar a inflamação e os problemas digestivos.

Sopa

Caldo de galinha e de legumes são suaves no sabor e fáceis de mastigar. A sopa também oferece fluidos a um paciente desidratado. Evite sopas à base de creme ou com muita pimenta ou tempero.

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Referências

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