Lista das características de uma ventoinha de CPU

Escrito por daniel thompson | Traduzido por élvio cunha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A unidade central de processamento de qualquer computador produz grandes quantidades de calor que pode afetar a estabilidade do processador. Ventiladores de CPU são dispositivos de resfriamento ativos projetados para retirar calor de um dissipador de calor. O dissipador de calor está posicionado na parte superior do processador para retirar o calor dele através de condução. Os ventiladores de CPU são classificados com base na quantidade de ar que eles podem mover, o barulho que produzem, o tamanho, a compatibilidade entre outros fatores.

Outras pessoas estão lendo

Nível de ruído

O componente mais audível de qualquer computador são seus ventiladores. Os ventliladores de CPU são classificados com base no ruído, em decibéis, que produzem à velocidade máxima. A maioria dos ventiladores de CPU são classificados entre 20 e 40 decibéis. Há uma série de fatores que influenciam a quantidade de ruído que um ventilador de CPU faz, incluindo velocidade, design e tamanho. Ventiladores menores, projetados para operar em altas velocidades, são geralmente mais ruidosos que ventiladores maiores que rodam em velocidades mais baixas. O número de pás do ventilador também impacta no quão barulhento ele é -- mais pás geralmente geram mais ruído.

Fluxo de Ar

Uma das características mais importantes de qualquer ventilador de CPU é a quantidade de ar que pode dissipar por minuto. Os ventiladores que movem maiores quantidades de ar são mais eficazes em puxar o calor para fora do dissipador de calor e da CPU. O fluxo de ar de um ventilador é medida em pés cúbicos por minuto. Os ventiladores de CPU maiores tendem a ter fluxos máximos em baixas velocidades.

Tamanho e compatibilidade

O tamanho de um ventilador de CPU é baseado no diâmetro das pás do ventilador, em milímetros. Ventiladores de CPU estão disponíveis em tamanhos que variam de 40 a 140 milímetros. O tamanho de um ventilador de CPU e a compatibilidade com o processador são as duas principais características que determinam a compatibilidade para qualquer ventilador de CPU. Cada ventilador de CPU vem equipado com o hardware que só é compatível com placas-mãe que suportam o soquete de processadores específicos. Muitos ventiladores de CPU são compatíveis com mais de um tipo de soquete pelo design ou por incluir um kit adaptador.

Design

Existem dois tipos básicos de ventilador da CPU que tem vantagens específicas. A maioria dos ventiladores de CPU são baseados no design de rolamento com esferas. Esta concepção é resistente ao calor e funciona bem em uma variedade de aplicações, mas é geralmente mais barulhento que a outra alternativa. Os ventiladores de CPU usando mancais são marginalmente mais silenciosos do que os seus equivalentes baseados rolamento, mas são mais propensos a falhas mecânicas súbitas e são vulneráveis ​​ao estresse térmico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível