Lista de conceitos básicos iniciais para a infância

Escrito por sarah morgan | Traduzido por natalia peres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista de conceitos básicos iniciais para a infância
As crianças devem começar a dominar alguns conceitos da infância antes de entrar em uma escolhinha (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)

De acordo com o notável pesquisador Richard Rothstein, a diferença de desempenho entre crianças de classe baixa e classe média é amplamente estabelecida no momento em que a criança atinge o quarto ano. Esta diferença existe devido à uma falha em ajudar as crianças a explorar e dominar alguns conceitos básicos da educação infantil, começando assim que uma criança completa três anos. Incorporar esses conceitos em casa e na educação infantil pode ajudar a assegurar que nenhuma criança seja deixada para trás quando chegar a hora da alfabetização.

Outras pessoas estão lendo

Espacial

Conceitos espaciais tem haver com localização. Exemplos específicos de conceitos espaciais que podem ser ensinados para as crianças pequenas incluem dentro e fora, sobre, sob e entre. Os pais ou educadores podem começar a ensinar esses conceitos para as crianças durante a leitura de livros ilustrados, como "o cão está dentro ou fora da casinha?" ou capitalizando oportunidades diárias de aprendizado, como perguntar para a criança se a cartolina está em cima ou em baixo da caixa de giz de cera.

Temporal

Aprender os conceitos de tempo antes de entrar no jardim de infância faz com que as crianças fiquem mais aptas a manter a calma durante as aulas de matemática da professora e responder rapidamente quando os educadores pedirem para lerem o ponteiro longo e o curto do relógio da sala de aula. Conceitos temporais podem ser ensinados por palavras como velho e novo, curto e longo. Pergunte às crianças pequenas se o comercial de TV foi mais curto ou mais longo que o programa seguinte. Envolva-os fora de casa perguntado se um pedestre é mais velho ou mais novo do que a mamãe ou o papai.

Quantidade

Conceitos de quantidade ajudam a construir a preparação para habilidades matemáticas e de resolução de problemas na infância. Ideias como mais/menos e cheio/vazio podem ser ensinadas para as crianças no decorrer de atividades diárias. Pergunte se o pote de biscoito está cheio ou vazio. Dê a seu pequeno prodígio um punhado de biscoitos e depois dele terminar de comer alguns diga: "Tem menos biscoitos na sua mão agora, pois você já comeu alguns". Lições com objetos simples estimularão as crianças a aprenderem sem pressão os conceitos de quantidade.

Qualidade

Alunos táteis vão gostar muito de aprender os conceitos de qualidades. Liso/áspero, rígido/macio e quente/frio são exemplos de descrições básicas que as crianças estão preparadas para aprender na infância. Consiga algumas lixas, abra a torneira da banheira ou ande por uma casa com carpete e piso de madeira para dar oportunidades divertidas de aprendizado real para as crianças.

Socioemocional

Crianças especialmente sensíveis se beneficiarão de um boa compreensão da educação em conceitos sócio emocionais antes de entrar em uma sala de aula lotada. Feliz/triste, fácil/difícil, bom/ruim são alguns dos conceitos principais à serem ensinados às crianças. Crianças mais novas tendem a mudar de humor rapidamente; use essas oportunidades para perguntar a eles "Você está feliz ou triste agora?". Também pergunte sobre os níveis de dificuldade de cada tarefa nas quais eles se envolvem, perguntando se o trabalho que eles estão fazendo é fácil ou difícil.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível