Uma lista de hortaliças comuns: quais as companheiras e antagonistas

Escrito por heidi cardenas | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Uma lista de hortaliças comuns: quais as companheiras e antagonistas
O repolho é uma hortaliça comum que se beneficia do cultivo de uma planta companheira (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Os habitats naturais das plantas são sistemas inter-relacionados que trabalham em conjunto. As plantas companheiras trabalham com as características naturais para integrar condições benéficas de crescimento e eliminar ou minimizar as relações com as plantas antagonistas. Os legumes fixam nitrogênio no solo e o disponibilizam para as futuras safras. Hortelã e tanásia repelem formigas. O manjericão melhora o crescimento e o sabor dos tomates. Quando se faz uma horta ou área natural, a prática de cultivar plantas companheiras resulta em melhor crescimento e sucesso das culturas.

Outras pessoas estão lendo

Benefícios

O cultivo de plantas companheiras oferece benefícios por ocultar as safras das pragas, afastando-as das outras plantas, confundindo ou repelindo as pragas com odores aromáticos. Isso proporciona solos favoráveis à geração de insetos benéficos e criando um habitat propício a criaturas benéficas. O cultivo de dois ou três tipos de plantas compatíveis em conjunto resulta em melhor crescimento e colheita do que com a cultura de plantas isoladas. Milho, feijão da espanha e abóbora-moranga (método de plantio dos "três irmãos" dos nativos americanos) cultivados juntos ocupam menos espaço, dão apoio mútuo e sua produção é a mesma ou maior do que com o plantio individual em hortas e fileiras tradicionais. O milho fornece um suporte físico para as parreiras, enquanto a abóbora-moranga conserva a umidade e sombreia as raízes de milho e feijão.

Uma lista de hortaliças comuns: quais as companheiras e antagonistas
A abóbora-moranga conserva a umidade e sombreia as raízes de milho e feijões (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Tomates

Os tomates precisam de luz solar direta, temperaturas quentes, solo rico, assim como vigilância as suas pragas, como brocas, lagartas, lesmas, aranhas-vermelhas e besouros. Em uma horta, é muito mais fácil cuidar do tomate, se forem cultivadas plantas companheiras. Cebolas, cebolinhas e alho os protegem de aranhas vermelhas, moscas da cenoura e afídeos. O manjericão ajuda no controle da lagarta do tomate. Os cravos de defunto plantados próximos aos tomates estimulam seu crescimento e desestimulam as pragas daninhas. Se plantados perto de nogueiras-pretas, os tomates não crescem bem e podem morrer.

Uma lista de hortaliças comuns: quais as companheiras e antagonistas
É muito mais fácil cuidar do tomate em uma horta, se forem cultivadas plantas companheiras (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Manjericão

O manjericão é uma planta companheira comum benéfica a tomates, berinjela, aspargo, feijões e repolho. Melhora o sabor das culturas se crescer em sua proximidade e seus óleos aromáticos produzem odores que são irritantes ou confundem as pragas de insetos. Arruda e sálvia não são compatíveis com o manjericão, seus óleos essenciais amargos entram em conflito com as características adocicadas e aromáticas dessa planta. O manjericão é uma erva adocicada e não deve ser plantada próximo à arruda ou a outras ervas amargas que afetarão seu desenvolvimento e sabor.

Uma lista de hortaliças comuns: quais as companheiras e antagonistas
O manjericão é uma planta companheira comum benéfica a tomates, berinjela, aspargo, feijões e repolho (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Repolho

O repolho,uma planta comum das hortas, desenvolve-se bem próximo ao endro, hortelã, manjericão, poejo e alecrim, que são repelentes de minhocas. Cebolas e cebolinhas verdes também são benéficas ao repolho, intensificando seu sabor, e repelindo os insetos incômodos, lesmas e brocas. O repolho é suscetível aos ataques de brocas e lagartas, e o "interplantio" com plantas companheiras ajuda a impedir a perda de sementes e o dano causado as suas folhas pelos insetos mastigadores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível