×
Loading ...

Lista de traços genéticos comuns

Nós somos o resultado de combinações genéticas. Nossa aparência, propensão a certas doenças e alguns distúrbios físicos são herdados de nossos pais e avós. A maioria dos genes possui duas ou mais variações, chamadas alelos. Os alelos dominantes podem ser observados, como o furo no queixo do ator Kirk Douglas. A dominância do alelo não necessariamente significa que uma característica será mais frequente em uma população. Embora o furo no queixo seja resultado de um alelo dominante, a maioria das pessoas têm queixos regulares.

O retrato de uma mãe, uma filha e uma avó (Catherine Yeulet/iStock/Getty Images)

Cor de cabelo, olhos e pele

A cor de cabelo, olhos e pele são transmitidas geneticamente dos pais para o filho, mas vários genes estão envolvidos e o processo é complicado e ainda não compreendido completamente. Pais morenos podem gerar filhos louros. Pais com olhos azuis podem ter bebês de olhos verdes. A cor da pele é a mais confusa de todas, especialmente em famílias com uma linhagem de tipos de pele misturados. A cor da pele é determinada pela quantidade de melanina que ela contém. Os tipos e a quantidade de melanina são determinados por vários genes. Pessoas claras com um ancestral de muitas gerações com pele morena podem ter um filho com uma compleição morena. O alelo para cabelo cacheado é dominante e mais de um gene podem estar envolvidos na transmissão dessa característica para uma criança. O bico de viúva é o alelo dominante, enquanto uma linha de cabelo reta é recessivo. As sardas são transmitidas quando pelo menos um dos pais tem o alelo dominante.

Loading...
Pai e filho preparam uma tigela de cereais juntos pela manhã (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Rostos

As covinhas de Shirley Temple foram o resultado de um alelo dominante, assim como o furinho no queixo de Kirk Douglas. Pessoas com lóbulos auriculares soltos têm pai e mãe com os mesmos alelos recessivos. Suas contrapartes, aquelas com os lóbulos auriculares aderentes, só precisam de um dos pais com o alelo dominante. A forma do nariz e da cabeça também é determinada geneticamente, embora mais alelos estejam envolvidos.

Um jovem sorridente com covinhas (Digitalmediapro/iStock/Getty Images)

Mãos e pés

Os alelos para o polegar reto e mindinho torto são dominantes, enquanto os do polegar curvo e mindinho reto são recessivos. Algumas pessoas têm pelos nos dedos. Esse traço é o resultado de um alelo dominante. Se seu segundo dedo do pé for mais longo que seu dedão, ele foi passado por um alelo dominante.

Problemas físicos

Pais com tendência a ter alergias têm 25% de chances de ter filhos também alérgicos. Se pai e mãe forem alérgicos, as chances chegam a 50%. Alguns traços têm relação com o sexo e são carregados nos cromossomos X e Y. O daltonismo é um traço de alelo recessivo carregado no cromossomo X, e, visto que as mulheres têm dois cromossomos X, elas raramente têm essa condição.

Uma criança assoando o nariz (Fuse/Fuse/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...