Conhecimento

Como usar livros infantis para ensinar temas aos alunos do segundo ciclo do ensino fundamental

Escrito por mara pesacreta | Traduzido por regina fleck
Como usar livros infantis para ensinar temas aos alunos do segundo ciclo do ensino fundamental

A leitura traz muitos benefícios aos alunos

girl reading image by Photoeyes from Fotolia.com

Os estudantes do segundo ciclo do ensino fundamental já aprenderam as bases da leitura, e estão prontos para ler histórias mais complexas. Eles também aprendem a analisar obras literárias e a entender a ideia principal da história. O tema de uma história significa o conceito central desenvolvido na obra. Utilizar livros infantis para explicar esse termo ajuda, porque os alunos conseguem se relacionar mais facilmente com os livros.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Livro
  • Computador
  • Papel
  • Caneta

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Selecione qual livro infantil você quer que as crianças leiam. Procure dar um livro em que o tema seja evidente e a história, pequena para não sobrecarregar os alunos.

  2. 2

    Defina o tema do livro. Antes de os alunos lerem, explique o que é o tema: a ideia central da história, que as crianças podem descobrir a partir dos acontecimentos dela.

  3. 3

    Diga aos alunos para fazer anotações enquanto leem. Peça-lhes para escrever os acontecimentos que poderiam desenvolver o tema. Por exemplo, digamos que, no capítulo cinco, o personagem principal — um garoto novo na cidade — tem que trabalhar em um projeto com um outro garoto em sua escola. Isso o obriga a se comunicar, e ele logo descobre que fazer novos amigos não é tão difícil como pensava que seria.

  4. 4

    Peça aos alunos para escrever uma redação sobre o tema do livro. Diga-lhes para usar suas anotações para ajudá-los a desenvolver as ideias.

  5. 5

    Discuta a atividade em aula. Explique o tema da história para os alunos. Por exemplo, o tema da história pode ser que a mudança nem sempre tem que ser uma experiência negativa. O personagem do terceiro passo pode ter se preocupado que não seria capaz de fazer amigos em sua nova escola, mas ele fez.

  6. 6

    Responda as perguntas que os alunos têm sobre a sua própria interpretação da obra. Às vezes, os alunos podem ter uma ideia diferente sobre o tema. A fim de ajudá-los a aprender a analisar o livro, ouça suas idéias e corrija-os se houver uma falha em suas interpretações da história.

Dicas & Advertências

  • Você também pode pedir que os alunos façam anotações em um caderno ou em um diário de leituras.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media