Como as lojas chamam a atenção dos clientes para o consumo

Escrito por elizabeth james | Traduzido por luisa damulakis
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Como as lojas chamam a atenção dos clientes para o consumo
Cartazes de liquidação podem estimular clientes (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Lojas de sucesso sabem a importância de incorporar a propaganda como forma de aumentar as vendas e lucros. Os vendedores têm o papel fundamental de impulsionar mais vendas. Eles podem ajudar a sugerir produtos complementares ou apenas informar os clientes sobre liquidações e eventos que estejam acontecendo. Além de contratar uma boa equipe de vendedores, os lojistas também devem usar outras formas de propaganda para estimular as vendas.

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Amostras

Os lojistas usam amostras dos produtos que dão aos clientes a oportunidade de experimentar itens de graça. É mais provável que os clientes comprem um produto que já conheçam e saibam que gostam do estilo ou das suas características. Além disso, todos gostam de receber algo de graça, assim, as amostras costumam deixar os consumidores felizes.

Liquidações e descontos

Liquidações e descontos estimulam as compras conhecidas como "experimente e repita". Os lojistas podem usar ofertas especiais como as de "dois por um". Cupons são outra forma de estimular as vendas, oferecendo descontos nos produtos. Outra maneira de fazer os clientes comprarem mais e aumentar as vendas é distribuir presentes grátis a cada compra. Divulgar a liquidação na loja virtualmente, em jornais ou por qualquer outro meio, trará mais consumidores ao estabelecimento. Como incentivo, os donos de lojas também podem optar por colocar placas indicando a liquidação nas suas vitrines.

Locais estratégicos

Produtos em locais estratégicos – como conhecido pelos vendedores e pessoas ligadas à propaganda – estimulam os clientes a comprar por impulso. Por exemplo, ao esperar na fila para pagar as compras, os consumidores podem sentir vontade de comprar um pacote de chicletes ou uma revista. Os lojistas também incentivam as vendas usando expositores secundários dos produtos. Por exemplo, uma estante de pães para hambúrguer ou condimentos colocada perto dos pacotes de carne para hambúrgueres aumenta a probabilidade dos consumidores colocarem itens extras nos seus carrinhos. Todas essas compras extras somadas podem significar altas quantias para as lojas.

Programas de fidelidade

Os lojistas podem recompensar seus clientes pela fidelidade através de descontos, brindes e pontos de recompensa, que os consumidores coletam para comprar outros produtos. Os programas de fidelidade podem ser básicos, em forma de cartões que coletam marcas indicando cada vez que o cliente comprar algo, representando pontos. Quando o cliente chegar a, por exemplo, 10 pontos, ele poderá escolher um item de graça. Outros lojistas também fazem uso de programas de fidelidade mais sofisticados, seguindo as compras digitalmente, ao passar um cartão do membro da loja.

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