Por que a Lua reflete a cor vermelha às vezes?

Escrito por gryphon adams | Traduzido por nicolas sales
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que a Lua reflete a cor vermelha às vezes?
Uma Lua nascendo vermelha tem uma explicação científica (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A questão do porquê da Lua refletir a cor vermelha às vezes cria uma oportunidade de aprendizado para explorar as curiosidades da atmosfera e refração. Adquirir informações básicas sobre a Lua e as maneiras nas quais ela se difere do Sol lhe dará uma base para entender como ela se parece vista da Terra e a razão da sua troca de cor. Um conhecimento da luz e suas propriedades, e como isso afeta as cores que percebemos permitirá que você aprecie melhor a vizinha lunar da Terra. Você também estará pronto para responder às perguntas de crianças sobre a Lua, ou usar este conhecimento em um projeto.

Outras pessoas estão lendo

Conhecimento

Diferentemente da Terra, a Lua não tem uma atmosfera. A atmosfera terrestre envolve nosso planeta em uma forma esférica, isolando-o e mantendo o oxigênio necessário para a sobrevivência das pessoas, animais e plantas. Sem sua atmosfera, a Terra perderia calor e se tornaria inabitável. As temperaturas na Lua se tornam quentes suficientes para ferver água quando o Sol brilha em sua superfície, e caem tanto a ponto de congelar quando o Sol se põe. A luz muda quando ela passa através da atmosfera da Terra, e afeta como percebemos as cores.

A Lua

As crateras lunares são aspectos proeminentes. Asteroides, pedras e cometas caíram na Lua, deixando grandes depressões redondas onde colidiram com sua superfície. As vastas planícies lunares têm o nome de "Maria", ou mare, em singular, a palavra em latim para mares. A superfície cheia de crateras da Lua resultou do impacto de grandes detritos da formação do sistema solar, de acordo com o website da Universidade do Estado do Novo México.

Luz e a atmosfera

Assim como a cor da luz muda quando passa através de um prisma, cristal, ou diamante com várias faces, ela muda quando passa através da atmosfera terrestre. A luz chega da Lua como pacotes chamados fótons, de acordo com a astrônoma Kristine Spekken, do website da Universidade de Cornell. Estes fótons se dispersam das partículas na atmosfera. Pelo fato de elas dispersarem mais luzes azuis do que vermelhas, mais dessas últimas chegam à Terra quando a luz da lua passa através da atmosfera. Os fótons que parecem mais azuis têm ondas menores e os fótons que parecem vermelhos têm ondas mais longas. Mais fótons vermelhos passam através da atmosfera porque não se dispersam tanto quanto os azuis.

Lua vermelha

Quando a Lua nasce ou se põe e você a vê perto do horizonte, a luz dela chega a você mais através da atmosfera terrestre do que quando ela está em seu ponto mais alto no céu. Se você visualizar a atmosfera como uma bola redonda e transparente em volta da Terra, você poderá ver que a luz da passa através de muito mais dela do que quando está em um ângulo maior. O mesmo efeito faz com que o nascer e o pôr do sol pareça vermelho ou laranja e com que as nuvens perto do Sol ou a Lua perto do horizonte compartilhem tons de rosa, vermelho ou laranja. As cores do Sol e da Lua tendem a se tornar cada vez mais avermelhadas quando há um alto nível de poluição aérea, incluindo fumaça, por causa do aumento de partículas na atmosfera.

Por que a Lua reflete a cor vermelha às vezes?
Uma Lua se pondo, o Sol e nuvens podem parecer vermelhos quando próximos ao horizonte (Gary Faber/Valueline/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível