Maneiras divertidas de ensinar a ordem dos números

Escrito por melanie williamson | Traduzido por regina fleck
Maneiras divertidas de ensinar a ordem dos números
Sem conhecer a ordem dos números, não é possível identificar números maiores (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Conhecer a ordem dos números é essencial para qualquer estudante. Identificá-la é necessário em tarefas como enumerar atividades, contar dinheiro e reconhecer endereços. Há vários jogos que podem ser usados para ensinar esse conteúdo aos alunos rapidamente e reforçar o que foi aprendido, tornando a identificação da ordem dos números quase automática.

Agrupar objetos

Dê a cada estudante uma pilha dos mesmos objetos. Por exemplo, você pode usar uma pilha de pedras, blocos, giz-de-cera ou recortes de feltro. Explique para as crianças que, individualmente, os itens estão em grupos de um. Diga para as crianças separarem sua pilha de objetos em grupos de 10, de modo que cada pilha represente 10 itens. Se você tiver objetos o suficiente disponíveis, diga aos seus alunos que agrupem as pilhas de dezenas em pilhas de centenas. Assim, você os ensinará a descrever uma quantidade usando tanto centenas como dezenas.

Passos gigantes

Peça para dois estudantes pararem lado a lado no fundo da sala de aula. Arrume as mesas, deixando um caminho livre do fundo até a frente. Escreva um número de três dígitos no quadro-negro. Faça perguntas que exijam que os alunos saibam a ordem dos números. Por exemplo, pergunte qual número está na casa das centenas. Cada aluno que responder corretamente pode dar um passo gigante para frente. Continue escrevendo números até que um dos alunos chegue ao quadro-negro, vencendo o jogo.

Jogo com fichas de pôquer

Fichas de pôquer são uma boa maneira de ensinar a ordem dos números, pois cada cor representa um valor diferente. Distribua fichas de três cores diferentes aos alunos. Uma cor representará o 1, outra, o 10 e, outra, o 100.

Escreva um número de três dígitos no quadro. Peça para que os alunos montem o número com as fichas que têm. Por exemplo, digamos que as fichas azuis representem 1, amarelas representem 10 e vermelhas representem 100. Se você escrever 357 no quadro, seus alunos deverão pegar três fichas vermelhas, cinco amarelas e sete azuis. Quem terminar, levanta a mão. Ande pela sala e certifique-se de que as respostas estejam corretas antes de prosseguir.

Enigmas matemáticos

Peça para cada estudante escrever cinco enigmas matemáticos envolvendo a ordem dos números em cinco fichas separadas, junto com a resposta do enigma. Por exemplo, um enigma pode ser: sou 5 a menos que 492; que número eu sou? Embora o número pareça grande, calcular a resposta requer habilidades matemáticas básicas e conhecimento sobre a ordem dos números.

Quando todos os estudantes tiverem terminado, recolha as cartas e embaralhe-as. Peça para três estudantes de cada vez se sentarem em frente à turma. Leia um enigma para os três. O primeiro a acertar ganha um ponto. O primeiro a fazer cinco pontos ganha o jogo. Depois de cada jogo, selecione mais três alunos até que todos tenham tido a oportunidade de jogar.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível