Maneiras de ensinar matemática para estudantes de sexta e sétima séries

Escrito por andrew button | Traduzido por marcos gabriel martins de oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Maneiras de ensinar matemática para estudantes de sexta e sétima séries
Na sétima e oitava series é introduzida a álgebra (Formule image by wally from Fotolia.com)

Os anos do ensino fundamental são um ponto crucial na educação de uma criança na area matemática. É da sexta até a sétima série que uma criança deve fazer a transição de cálculo numérico simples para a resolução de problemas simbólicos e abstratos geométricos. Os temas mais importantes introduzidos na sétima e oitava séries são matemática algébrica, geometria e estatística. Estratégias de ensino para estes graus devem, portanto, apresentar esses conceitos de uma forma relevante para os alunos que estão apenas começando a entendê-los.

Outras pessoas estão lendo

Use jogos

Os jogos são uma grande ferramenta para o ensino de matemática para alunos de sétima e oitava séries. Quando eles chegam ao ensino fundamental, esses alunos são apresentados à álgebra, geometria e estatística. Esta é uma mudança brusca do currículo de matemática da escola elementar, que se concentra primariamente em números, frações, decimais, expoentes e cálculos. Muitas crianças têm muita dificuldade para entender conceitos como "a solução para x" e "encontrar a média de um conjunto de números". O site Education.com tem uma série de jogos que fazem esses tipos de conceitos relevantes, amarrando-os em situações cotidianas (ver Recursos).

Crie conexões

É sempre uma boa ideia fazer conexões entre a matemática e outras disciplinas. Os alunos muitas vezes têm a impressão de que a matemática é um assunto seco, chato e abstrato. Apesar dela ser realmente abstrata, é também útil em muitos campos práticos. Conceitos em álgebra e estatísticas ensinados no ensino fundamental são muito úteis em economia e negócios. Ao mostrar como a matemática pode ser usada para estimar retornos de um investimento ou avaliar a rentabilidade de um negócio, você pode relacionar o material a um tópico muito importante e concreto. Isso pode despertar o interesse de estudantes que, de outra forma, não se interessariam pela matemática.

Trabalhe com tecnologia

A informática pode ser muito útil na geometria. Na 7 ª série, os alunos são expostos a conceitos tais como raio, área e perímetro. Estes conceitos podem parecer confusos para eles, mas usando simulações de computador, você pode mostrar como esses conceitos estão implícitos na própria ideia de um círculo. O programa GeoGebra pode ser usado para criar círculos de qualquer tamanho, introduzindo várias propriedades, tais como o raio e circunferência (ver Recursos). Essa aplicação também pode ser usada para trigonometria e gráficos.

Dê problemas orais

Os alunos têm diferentes estilos de aprendizagem. Os estudantes que são aprendizes visuais geralmente podem entender matemática rapidamente, porque eles pensam em termos de proporções e relações, e podem compreender os conceitos não escritos por trás das estratégias de resolução de problemas matemáticos. Alunos verbais, por outro lado, podem ter mais dificuldade em compreender o significado por trás de problemas matemáticos. Ao pedir aos alunos para traduzir um problema escrito em uma equação, você pode tornar o material compreensível aos alunos verbais que não "pegam" intuitivamente pensamento quantitativo.

Encoraje debates

Um dos maiores equívocos sobre a matemática é que tudo se resume a memorização mecânica e processamento de números. Nada poderia estar mais longe da verdade. Matemática é um assunto altamente conceitual e com muitas aplicações práticas. Os anos da sétima e oitava séries expõem os estudantes à matemática algébrica conceitual pela primeira vez. Já que os alunos dessas séries ainda não entendem o significado por trás de termos como "variável" e "medida de tendência central", pode ser útil fazê-los discutir isso entre si. Incentive eles a fazer perguntas e oferecer exemplos que se relacionam com o material.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível