Maneiras fáceis de cortar as unhas de um cão

Escrito por goody clairenstein | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Maneiras fáceis de cortar as unhas de um cão
Cuide do seu amigo peludo ao cortar cuidadosamente suas unhas sempre que for necessário (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A maioria dos cães não gosta que mexam com suas patas, então, cortar as unhas deles raramente é uma tarefa agradável tanto para eles como para seus donos. A melhor coisa que você pode tentar fazer é realizar a tarefa o mais rápido e sem dor possível. Para cortar as unhas do seu cão adequadamente, você precisa saber até onde é permitido cortar para evitar lesionar o sabugo, que é o suprimento de sangue dentro da unha. Cortar o sabugo é doloroso para o seu cão, e o sangramento pode ser difícil de estancar sem os recursos certos, então é essencial ser conservador quanto às suas estimativas de corte. Você sabe que é hora de cortar as unhas quando é possível ouvi-las batendo forte no chão conforme o animal anda.

Outras pessoas estão lendo

Cortador de unhas em forma de guilhotina

Os cortadores de unhas em forma de guilhotina são operados mecanicamente e costumam ser encontrados em farmácias. Desenvolvidos com duas lâminas curvas que se juntam quando aplicamos pressão nos cabos, os cortadores em guilhotina cortam os excessos de unhas pelas partes de baixo e de cima. Estes cortadores são fáceis de usar, e mesmo um modelo destinado a humanos também vai funcionar para cães. Como as guilhotinas não fazem barulho, convença seu cão a se sentar com você para que seja possível segurar firmemente cada uma das patas dele, garantindo que elas fiquem estáveis antes de começar a cortar. Corte apenas a porção da unha que fica fora dos limites da pata e que entra em contato com o chão. Se estiver em dúvida, seja conservador para evitar cortar o sabugo.

Cortadores em forma de tesoura

As tesourinhas para cortar unhas também estão disponíveis. Os modelos feitos para uso em unhas dos pés são os melhores para os cães, pois eles são mais fortes e conseguem cortar unhas grossas. Muitas tesouras têm as lâminas curvadas para minimizar a quantidade de bordas irregulares que podem causar feridas dolorosas. Segurando firmemente a pata do seu cão, usando seus braços para auxiliar, mova a tesoura semicircularmente em volta da ponta de cada unha.

Afiadores de unha

Os afiadores de unhas são desenvolvidos exclusivamente para o uso em animais. Em vez de cortar a unha, eles lixam o excesso com uma cabeça rotatória, levando a um resultado mais suave e uniforme. Os afiadores são eletrônicos, o que pode causar problemas inicialmente, pois o barulho que eles geram pode assustar os cães. Se isso ocorrer, familiarize seu cão gradualmente com o som da máquina e mostre a ele que não é perigoso pela forma como você interage com o objeto. Com isso, ele não resistirá mais no futuro. Os afiadores funcionam ao colocar a cabeça rotatória em cima da unha e deixar que ele lixe o excesso. Muito deles também têm uma função de autointerrupção, que desliga o aparelho depois de um certo número de rotações para minimizar o risco de lesões. Eles também não correm o mesmo risco que as guilhotinas e tesouras de cortar o sabugo da unha.

Higienização

Levar seu cão para um profissional de banho e tosa é a maneira mais fácil de cortar as unhas dele, pois você não precisará fazer nada. Embora sejam caros, se a necessidade de cortar as unhas do seu cão não for frequente, estes profissionais são boas opções. Certifique-se de que o tosador seja qualificado e tenha ampla experiência em cortar as unhas de diferentes raças de cães. No caso do seu cão ser machucado, os tosadores devem ter os recursos necessários para interromper o sangramento, prevenir infecções e fazer os curativos adequados na ferida.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível