Maneiras de lembrar a matéria durante uma prova

Escrito por kate bradley | Traduzido por alessandra martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Maneiras de lembrar a matéria durante uma prova
Responda com confiança quando sua memória estiver trabalhando bem (Comstock/Comstock/Getty Images)

Para alguns estudantes, o pânico se instala quando a prova começa e eles percebem que esqueceram a metade do que estudaram. O "branco" na mente pode levar à ansiedade e notas baixas. Mesmo os bons alunos podem sofrer de esquecimentos durante um exame, por isso é importante não só estudar com bastante antecedência, mas também praticar técnicas para lembrar-se melhor da matéria durante a crise.

Outras pessoas estão lendo

Estude para compreender

Evite decorar enquanto estuda. Quando você decora fatos isolados, sem compreensão real, eles são mais difíceis de lembrar. Por exemplo, se você está estudando para um exame de biologia, não basta decorar os pontos do seu livro para as diferentes fases da mitose. Peça ao professor para explicar exatamente o que acontece até que você possa dizê-lo com suas próprias palavras. Verifique se você consegue responder às perguntas relacionadas com o tema, mas não necessariamente como no guia de estudo. Se você pode falar e escrever com clareza sobre o assunto sem indução, quer dizer que você compreendeu o tema.

Otimize seu ambiente de estudo

Você pode estudar por doze de horas antes do exame, mas se há barulho e seu estudo é interrompido por telefonemas e por conversas com os amigos, você provavelmente estará assimilando muito pouco conteúdo. Estude em um lugar bem tranquilo e sem distrações, para que você possa focar no material. Desligue o telefone e a Internet, a menos que eles sejam absolutamente necessários. Se você estiver em um local público, coloque seus fones de ouvido e ouça música instrumental. Você conseguirá lembrar-se da matéria mais facilmente se você estudou em um ambiente focado.

Teste a si mesmo

Mostre a você mesmo o que sabe ao final de cada sessão de estudo. Guarde as anotações e livros e escreva sobre a matéria até que você não se lembre de mais nada para acrescentar. Não liste apenas fatos; tire conclusões, forme opiniões e faça conexões. Peça a um amigo para ouvir enquanto você explica o conteúdo. Dê a ele ou ela o livro e peça que lhe faça perguntas. Acostume-se a falar e escrever sem dicas. Quando o dia da prova chegar, você já vai estar acostumado a demonstrar o seu conhecimento sem ser induzido.

Mantenha-se ativo

Ficar sentado em uma mesa por horas pode enferrujar seus sentidos e diminuir a sua concentração. Envolva-se ativamente com o material e assim você se lembrará mais durante o exame. Faça cartões e estude-os enquanto anda ao redor do parque. Coloque o seu guia de estudo sobre a esteira enquanto você se movimenta. Faça ioga enquanto você assiste uma apresentação de slides de imagens de história da arte. A atividade física melhora a concentração e portanto, aguça sua capacidade de reter informações.

Mecanismos mnemônicos

Quando você precisa se lembrar de um complicado processo ou conjunto de características em uma determinada ordem, um mecanismo mnemônico pode ajudar a refrescar sua memória durante a prova. Por exemplo, se você precisa lembrar os planetas em ordem a partir do sol, memorize "Minha vovó trouxe muito jiló, sorvete, uva e nozes!" A primeira letra de cada palavra representa um planeta. Anote o seu dispositivo no papel do teste imediatamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível